
Oeiras sedia I Encontro dos Núcleos de Capoeira Raízes do Brasil
02/05/2025 - 10:10Evento reuniu grupos locais e convidados, com apoio da Prefeitura de Oeiras e instituições parceiras
“O Flamengo precisa de boas notícias”. A frase da presidente Patrícia Amorim teve repercussão nos jogadores na noite desta quarta-feira. Em jogo de muita aplicação e uma pitada de talento de Petkovic, o Rubro-Negro superou o favoritismo do Botadogo e venceu por 1 a 0, no Maracanã. O gol da vitória foi de Paulo Sergio, no segundo tempo, após excelente passe do sérvio.
A vitória devolve um pouco da alegria perdida na Gávea após a prisão do goleiro Bruno. Nos dias que antecederam o jogo, tanto Patrícia quanto o diretor-executivo Zico ressaltaram a necessidade de vitória para desviar o noticiário das páginas policiais. Foram atendidos.
- Temos que começar a escrever uma nova história. É um novo Flamengo - disse o novo capitão, Léo Moura.
Do outro lado, o excesso de tranquilidade durante a Copa do Mundo acabou sendo prejudicial para o Alvinegro. Durante quase todos os 90 minutos, o time enrolou-se no ataque e abusou das tentativas de cavar pênalti. A vitória coloca o Flamengo com 12 pontos, na rota do G-4. O Botafogo segue parado nos nove.
A volta ao Maracanã, no contexto geral, poderia ser melhor. Noite chuvosa, pouco público, gramado ruim – mesmo após longo período sem jogos – e por todos os lados a lembrança da prisão de Bruno. Os alvinegros, obviamente, aproveitaram para criar músicas irônicas e tripudiar da situação. Os rubro-negros só se manifestaram para incentivar o substituto dele, Marcelo Lomba, que fez boa partida.
Antes dos dez minutos, Welinton, afobado, fez duas faltas na entrada da área. Na primeira, Lucio Flavio acertou a barreira. Na segunda, Marcelo Lomba saltou no canto esquerdo e espalmou.
O time desmantelado e o ataque jovem pesaram para as dificuldades do Flamengo nos minutos iniciais. Mas aos poucos o nervosismo passou. Diego Maurício caprichou no visual, colocou tranças dread e conseguiu acertar a primeira jogada aos 19. Ele tabelou com Vinícius Pacheco dentro da área, mas o companheiro precipitou o chute e mandou para fora.
A dupla fez outra boa jogada aos 22 e Vinícius, desta vez como pé esquerdo, chutou forte. Jefferson espalmou para escanteio. O Botafogo recorreu aos contra-ataques. Marcelo Cordeiro fez ótimo lançamento aos 27, Juan cochilou e Alessandro entrou livre na área. O lateral do Flamengo se recuperou e conseguiu atrapalhar o chute.
Por causa de toda a situação que precedeu a partida, o Rubro-Negro, surpreendentemente, dominou boa parte do primeiro tempo. Aos 34, Kleberson cruzou rasteiro e Petkovic chutou rente ao ângulo esquerdo.
Na última chance antes do primeiro tempo, o Botafogo teve um contra-ataque rápido após equívoco do árbitro Péricles Bassols. Ele marcou uma falta no campo de ataque, os alvinegros cobraram bem à frente e por pouco Caio, impedido, não abriu o placar. A bola saiu rasteira, à direita de Lomba.