
Oeiras: Grupo Sama, exportador de mel orgânico perde venda de 585 toneladas após tarifaço de Trump contra o Brasil
13/07/2025 - 13:24Empresa de Oeiras teve 585 toneladas canceladas após anúncio de taxação
O IFPI de Oeiras sofreu grandes prejuízos após sua área ser atingida por um incêndio de grandes proporções na tarde desta terça-feira, 01.
O fogo intenso atingiu uma mata no bairro Uberaba, e com os ventos fortes típicos dessa época do ano, se espalhou e chegaram à área do Instituto Federal bem próximo ao prédio.
Funcionários do IFPI, alguns moradores e técnicos de uma empresa de internet se uniram para conter as chamas, que mesmo debeladas próximo ao prédio, continuaram por um longo período na mata do entorno.
Espaços que são usados para aulas dos alunos do curso de agronomia como sistema hidráulico, viveiros de mudas, área de plantações de frutas, criatórios de peixes foram destruídos pela chama. A suspeita é que o fogo tenha iniciado a partir de ação de moradores da vizinhança.Um Boletim de ocorrência foi registrado para que o caso seja investigado.
O tempo seco que vem em épocas como o B-R-O-BRÓ traz também um grande perigo: as queimadas, que resultam na queima de grandes extensões de vegetação. O risco de incêndios ameaça não apenas áreas de preservação isoladas, mas também centros urbanos, já que 90% dos focos começam por razões humanas. É fundamental evitar as queimadas, que podem pôr em risco a vida de muita gente.
Qualquer fagulha pode atuar sobre a vegetação ressecada pela falta de chuvas. Os focos de incêndio podem ter origens naturais. Porém a maioria dos casos tem origem humana e, em áreas urbanas, começam próximos a habitações.