
Câmara de Oeiras aprova lei que reconhece e incentiva a prática da capoeira
01/07/2025 - 15:51Projeto estabelece diretrizes para valorização, proteção e promoção da capoeira no municÃpio
A Fundação Cultural do Piauà - Fundac realizará a terceira edição do Fórum de Gestores e Agentes Culturais do PiauÃ, com a finalidade de congregar secretários, gestores e agentes culturais do PiauÃ. O evento que aconteceria este mês foi adiado para os dias 23 e 24 de abril, no Instituto Superior de Educação Antonino Freire. O objetivo do fórum é a formulação de diretrizes de uma polÃtica pública cultural comum para o Estado, respeitando as caracterÃsticas e diversidades culturais de cada municÃpio.
A intenção com a realização do fórum é incentivar a criação de Conselhos Municipais de Cultura; articular os Fóruns Regionais; propor polÃticas públicas de cultura para o Estado; fortalecer as expressões e manifestações culturais que reafirmem a identidade cultural estadual e municipal; identificar ações integradas para maior apoio e difusão de manifestações culturais do Estado, respeitando as caracterÃsticas heterogêneas de cada municÃpio.
O evento irá envolver todos os 11 Territórios do Estado do Piauà e entre as presenças con-firmadas estão os secretários de Cultura do Maranhão e da Bahia, além da secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (MinC), Silvana Meireles.
De acordo com o diretor de Ação Cultural da Fundac, Chagas Vale, o fórum é uma oportunidade de mostrar aos gestores municipais, diretores e agentes culturais a importância de polÃticas públicas de cultura e angariar recursos para realizar projetos e desta forma, proporcionar uma integração entre as esferas públicas.
Em 2005, a primeira edição do fórum reuniu mais de 50 gestores municipais representando cerca de 30 municÃpios piauienses. Já em 2006, o evento ampliou com a presença de agentes culturais e coordenadores de Ponto de Cultura. Na oportunidade, aconteceu a Oficina do Sistema Nacional de Cultura, que reuniu vários gestores e agentes culturais, no qual além de aprofundar a implantação do Sistema Nacional de Cultura, criou-se o Fórum Estadual de Cultura.
Este ano, o evento contará com palestras, mesas-redondas e apresentações culturais. Estima-se a participação de um público de 100 pessoas interessadas no fortalecimento da cultura.
Diário do Povo