
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
Localizada no centro histórico de Oeiras, o solar oitocentista "Os Docas Nunes", possui uma arquitetura clássica em tons de verde, uma distinta homenagem ao intrépido proprietário deste casarão, o senhor Raimundo Bonifácio de Moura Nunes.
Homem habilidoso que na patente de capitão chegou a servir com esmero a Corporação da Guarda Nacional, cujo legado de sua passagem por esta agremiação, se faz por meio de uma típica espada da época, importante símbolo militar, podendo ser o único exemplar encontrado na cidade, que diante a sua importância é guardada com todo zelo pelos seus descendentes.
Raimundo Bonifácio de Moura Nunes, popularmente conhecido com Doca Nunes, tem como nascedouro a vetusta Oeiras nos idos do ano 1885. Ainda jovem, consolidou-se em sua terra natal como importante agropecuarista, tão quanto extrativista do pó de carnaúba, num período próspero em que o Piauí muito contribuiu para a economia nacional.
Com o passar do tempo, a família cresceu, prosperou e muitos dos seus descendentes migraram para os mais distintos lugares do pais, quiçá do mundo. Todavia, o casarão, altaneiro e acolhedor, permaneceram na sua missão de abrigar quem dele sempre precisou. Mesmo com toda essa sua importância, o aludido solar não ficou escape dos desgastes do tempo, o que fez acender o sinal de alerta dos familiares, que se mobilizaram e o recuperaram a tempo e com plenitude sua estrutura secular.
Com a sua devida restauração veio o projeto de um Memorial, sob a batuta do economista, escritor, poeta, artista plástico, ativista social e colecionador de arte popular, Olavo Braz Nunes, cuja habilidade resultou na criação e instalação da "GALERIA DE ARTE OS DOCA NUNES", um presente da família a Oeiras.
A Galeria de Arte Os Doca Nunes está localizada na Praça da Bandeira, ao lado da Secretaria Municipal de Cultura (antigo Fórum), no Centro Histórico de Oeiras, e estará aberta a visitação a partir desta quinta-feira, 30, às 08h.
CLIQUE AQUI E CONHEÇA MAIS PEÇAS DA GALERIA