
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
O cantor Geraldo Azevedo será uma das atrações principais do I Festival de Cultura de Elesbão Veloso, que será realizado entre os dias 26 e 28 de novembro. Geraldo Azevedo apresentará o repertório do seu DVD "Uma Geral do Azevedo", que é de fato, uma geral da obra desse extraordinário compositor, cantor e instru-mentista. São músicas conhecidas que fazem parte dos muitos discos que Geraldo tem gravado.
Geraldo Azevedo nasceu em Petrolina, PE, em 11 de janeiro de 1945. Essa origem nordestina talvez tenha sido a responsável pelo tempero tão variado de ritmos e balanços que este grande músico possui. Sua forma de tocar o violão mistura as harmonias sofisticadas com os ritmos quentes do nordeste, o destaca dentro do cenário nacional. Em seu trabalho é possível encontrar, lado a lado, líricas canções de amor como "Dia Branco" e números caribenhos cheios de swing como "Veneza Americana".
Geraldo Azevedo também é conhecido pelos seus incan-descentes frevos (a dança de rua típica do carnaval pernam-bucano), muitas vezes seus shows se encerram com frevos eletrizantes, como "Tempo Tempero", "Pega Fogo Coração", "Tempo Folião", etc... É esta mistura, aliada a seu violão impecável, que o torna um dos mais conceituados músicos nordestinos.
O evento será realizado pela Prefeitura de Elesbão Veloso através de projeto aprovado no Ministério do Turismo. O projeto foi idealizado pelo jornalista Wrias Moura que é filho da terra e há muito tempo trabalhava pela aprovação do evento. Com o apoio do prefeito Dezinho Moura e do deputado Ciro Nogueira a atividade cultural foi garantida pelo Ministério do Turismo.
O Festival também terá a presença regional de Vavá Ribeiro, Dandinha e Banda, Trio Asa Branca e Gonzaga Lú, cantores da terra e humoristas como João Claúdio Moreno, Amauri Jucá, Dirceu Andrade e Octavio Cesar. O evento também contará com o balé clássico de Teresina, shows musicais, apresentações de dança, teatro, literatura, artesanato, oficinas criativas e muito mais.
Durante o evento serão proferidas palestras que contam com a participação de jornalistas, historiadores e outros profissionais que abordarão temas relacionados ao jornalismo e cultura. "Os festivais têm mudado a cara das principais cidades do estado, pois surgem como uma alternativa inteligente para a geração de trabalho e incremento de renda. Em Elesbão Veloso isso não é diferente. O festival revela as várias vertentes culturais de Elesbão sua história, seu patrimônio, sua gas-tronomia e o artesanato produzido na região. Tudo isso movimenta a economia, aumentando a oportunidade de trabalho para muitos empreendedores da região", afirma o Prefeito Dezinho Moura.