
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
Gilberto Gil não aguentou a emoção e chorou hoje (23) em Teresina. Ao encerrar o seu discurso quando recebeu o título de cidadão teresinense, o ex-ministro cantarolou a música “A rua” de Torquato Neto e se derramou em lágrimas.
“Sem dúvida alguma não posso me referir ao Piauí e a Teresina sem falar nele: Torquato Neto. Eu tinha na época ginasial contatos com muitos piauienses, mas foi Torquato que intensificou esses laços”, afirmou Gilberto Gil, que depois informou que a canção “A rua” era especial para ele e para Torquato e por isso ficou emocionado. Mesmo com violão vermelho do lado, o cantor preferiu “cantar recitando” a música.
O cantor e compositor disse para o público no Cine Teatro – durante a solenidade – que o governador Wellington Dias (PT) lhe tocou o coração em seu discurso. Wellington Dias, que falou antes de Gil, disse que achava que o cantor “tinha nascido em Paes Landim (cidade natal do governador) pela canção Procissão. Da forma que se expressa parece que nasceu lá”, disse o governador.
Gil ressaltou que o depoimento do governador lhe emocionou e por “um minuto” ficou pensando na vida. “O que o governador se referiu me tocou, pois embora tenha nascido na Bahia, sou filho de muitas terras, e uma delas é essa aqui”, disse Gil.
GAFE
Famoso por suas saídas estratégicas, o ex-ministro mais uma vez se redimiu de uma gafe cometida na solenidade. Ao ler a ficha do cerimonial, Gil leu o nome errado do deputado Themístocles Filho, presidente da Assembléia Legislativa, que estava na mesa de honra. Ele ignorou o acento agudo e leu “Temistocles”, e alguém da platéia corrigiu brincando, pedindo para ele colocar o óculos. Ele retrucou:
“Não é problema de óculos. O problema não é esse, a letra até é que está grande e a miopia natural da alma de alguém em que a idade está chegando. E esse tropeço não tem significação. Não precisa temer o Themístocles”, disse causando risada na platéia.
Cidade Verde