
Marcos Imports prepara loja fÃsica a ser inaugurada em julho em Oeiras, ampliando experiência de compra
02/04/2025 - 20:30Empresa aposta na proximidade com o cliente e fortalece sua presença no mercado de tecnologia
A Google planeja para julho o inÃcio dos testes com o serviço que permite aos consumidores comprar produtos em lojas simplesmente aproximando o telefone celular da caixa registradora, informou nesta terça-feira a Bloomberg .
Duas fontes conhecedoras do projeto (e não identificadas pela agência) informaram que a companhia de internet vai instalar em estabelecimentos de Nova York e São Francisco sistemas registradores especiais da VeriFone, que aceitam a tecnologia Near Field Communication (NFC).
Na prática, o NFC transforma o celular num cartão de crédito. O ingresso da firma de Mountain View no setor já era aguardado para este ano. Especula-se que o serviço a ser oferecido pela Google incluirá cartões de fidelidade em lojas, cupons de desconto e detalhamento financeiro.
Porta-vozes da Google não quiseram comentar o assunto.
Analistas preveem que o NFC represente um terço das transações globais de pagamento via celular em 2014, estimadas em US$ 1,13 trilhão. No Mobile World Congress 2011 - maior evento de mobilidade do mundo que ocorreu em Barcelona, na Espanha - Hyunmi Yang, vice-presidente executivo da operadora sul-coreana KT, afirmou que 456 milhões de aparelhos com NFC devem estar operando em 2015 .
Com o crescimento do mercado de smartphones e a disseminada escolha de sua plataforma Android, a Google aposta na tecnologia NFC como uma futura fonte de receitas nem um pouco desprezÃvel. O Nexus S, smartphone dito "do Google" e fabricado pela Samsung , está habilitado com a tecnologia.
Da mesma forma, a também sul coreana LG já apresentou aparelhos aptos à nova forma de pagamento. A gigante Nokia, a crescente HTC e a RIM, entre outros fabricantes, anunciaram planos para este ano. Há rumores de que o iPhone 5 também permitirá NFC - o que, dada a participação da Apple no mercado de smartphones, representará um salto nas expectativas para o serviço.