
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O governador Wellington Dias (PT) anunciou nesta tarde (às 14h35min), durante coletiva na residência oficial, que permanecerá no cargo até o final do mandato. Com essa decisão, o governador abre mão de disputar uma vaga ao Senado Federal.
Ao lado da primeira-dama, Rejane Dias, o governador disse que a decisão agora de quem encabeçará a chapa do governo é, exclusivamente, dele.
“Depois de refletir e fazer com dona Rejane as orações, eu compreendi, graças a Deus, que era hora de tomar uma decisão. Toda essa discussão tinha haver com uma posição que eu deveria tomar de ficar ou sair do governo. Eu tomei a decisão de modo muito tranqüilo, consciente, cabia a mim de tomar e tomei, de forma livremente, a decisão de permanecer no mandato como governador”.
Segundo o governador a decisão foi bem recebida, mas sabe que haverá resistência. “Eu sei que muitas vezes parece surpresa uma decisão como essa. E muitos pela amizade, colocaram que era um absurdo, que eu tinha de tomar a decisão é de ser candidato, que eu pudesse ser candidato de qualquer jeito. Refletidamente não é só isso. Eu seria egoísta se eu pudesse tomar uma decisão como essa sem levar em conta os interesses maiores de 3 milhões de habitantes”.
Ele voltou a afirmar que acredita no “time” e que agora é buscar um entendimento para o nome do candidato que una a base. “Várias pessoas apresentaram sugestões. Agora, tenho bastante tempo para escolher o candidato. O anúncio será nos próximos dias”.
A manhã foi de intensas negociações na residência oficial do governador. Dias fez o anúncio de ficar no cargo, após conversar com o PMDB, PT, PC do B, PDT, PR, e PTB.
De acordo com o governador a responsabilidade será toda dele. “Cabia apenas a mim ter que decidir antes do dia 2. Foi um decisão pensada, refletida. Conversei com minha família, os lideres de partidos e com o presidente Lula”, disse acrescentando: “A decisão de quem encabeça é minha. Eu assumir essa responsabilidade. Sou eu que vou tomando a decisão e anunciarei nos próximos dias”.
Lula
Segundo o governador, o presidente Lula manifestou que seu desejo era que ele fosse candidato. “Comuniquei ao presidente Lula da minha decisão. Claro como os outros também ele colocou: Wellington gostaria de vê você no Senado, mas ele também fez questão de dizer: Wellington eu confio em você e a decisão que você tomar aí é a decisão que vou apoiar”.
Sem tom de magoa, o governador disse que a decisão conta com o apoio dos 12 partidos que compõe a base. “Repito aqui: eu saio desse momento ainda com mais carinho e respeito com todas as lideranças. Recebi de todas elas uma compreensão e apoio e é algo que aumenta a minha responsabilidade”.