Esporte
Governador de tóquio diz que rio venceu por "razões obscuras
Por: em 05/10/2009 - 01:42
O governador de Tóquio, Shintaro Ishihara, disse neste domingo que o Rio de Janeiro foi escolhido como cidade-sede dos Jogos OlÃmpicos de 2016 por "razões polÃticas obscuras", sem explicar ao que se referia.
"É evidente que a designação da cidade olÃmpica está ligada a um intenso movimento polÃtico que não é visÃvel do exterior", afirmou Ishihara após o Comitê OlÃmpico Internacional (COI) ter escolhido na sexta-feira passada o Rio, que concorria com Tóquio, Chicago e Madri.
No bairro de Shinjuku, o governador confessou que chorou pela primeira vez em sua vida, ao retornar de Copenhague, na Dinamarca. Com investimentos de cerca de US$ 150 milhões em sua candidatura, Tóquio contava com apenas 55% de apoio entre os habitantes da cidade, um dado que foi considerado fundamental para o COI em sua decisão.
"A candidatura para as OlimpÃadas de 2020, sobre a qual pensamos agora, depende da vontade de todos os japoneses e de todos os habitantes de Tóquio. Não é um problema que dependa apenas dos polÃticos", concluiu o governador.
Tóquio foi a segunda eliminada nas votações do COI. A primeira cidade com menos votos foi Chicago. A disputa ficou entre Rio de Janeiro e Madri. No último turno, o Rio recebeu 66 votos e Madri 32.
Fonte: Lancepress