
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
“Sou um verdadeiro entusiasta de assentamentos. Gosto de conhecer e saber como está a vida das pessoas que lá vivem”… A frase é do ex-diretor geral do EMATER (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural da Piauí) e candidato a deputado estadual Francisco Guedes (PT) em visita na semana passada ao assentamento Ilhéia Verde.
Já na primeira visita, a chegada de Guedes ao Assentamento Ilhéia Verde, acusou emoção na comunidade, principalmente na presidente da Associação de Moradores, Luzirene de Sousa que, emocionada, confirmou que, através da agricultura familiar, a realidade está mudando. “Eu só tenho a agradecer ao Guedes pelo que ele, enquanto gestor do Emater fez por nós, lavradores e lavradoras. Até nas músicas dele somos homenageados, isso é porque ele trabalha por nós é porque gosta mesmo de ajudar. Ele sabe e gosta de trabalhar a terra, e melhor ainda, nos ensinando meios de geração de renda”, declarou Luzirene, que também é professora no Assentamento.
Em sua fala, a professora pediu licença para ler uma mensagem de saudação feita para Guedes. Ela explicou que as ilustrações, as frutas e ramos, são para reforçar a importância da agricultura familiar. “Sempre que recebemos um amigo aqui fazemos uma mensagem de boas-vindas”, disse.
Guedes conversa com famílias assentadas
Outra moradora do local, Maria de Lourdes dos Santos, mais conhecida por Mãezinha, agradeceu a Guedes por viabilizar os projetos de produção do caju e de polinização manual do maracujá, que aumenta a produção do fruto em até 60%, o que permite a geração de emprego e renda no Assentamento. “Hoje já somos 35 famílias morando aqui e precisamos de profissionais competentes como Guedes para nos representar na Assembléia, pois ele é sério, honesto e sempre presente. Não é daqueles que vem só em época de campanha”, afirmou.
No segundo Assentamento, o Marambaia, com 17 famílias, o encontro foi marcado por uma grande interação entre comunidade e o candidato. A presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário, Medianeira de Sousa, fez algumas sugestões – como a oferta de mais cursos de nível superior no município de Oeiras – e falou da necessidade da população local em relação à rede de distribuição de água e a irrigação.
Mais investimentos
Guedes, conferindo o resultado positivo dos dois assentamentos, destacou a organização dos moradores, ressaltou a necessidade de mais investimentos e firmou compromisso de continuar trabalhando pelas comunidades locais. “Os projetos produtivos estão sendo bem desenvolvidos, isso me deixa muito feliz”.
A terceira visita da tarde foi à dona Maria de Jesus Gomes da Silva, que trabalha com o beneficiamento da mandioca, no Assentamento Pinga. Silva lembrou que lá é produzida a farinha, goma, além de caju. “Quando uma colheita vai mal, temos a outra para nos dar suporte. E isso graças às capacitações, muitas delas viabilizadas pelo Emater”, relata. “Isso foi possível pela sensibilidade de Guedes ao perceber a possibilidade de crescimento mesmo no Semiárido. A eleição de Guedes é a vitória de todos os trabalhadores rurais”, comenta.