
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Desde a terça-feira passada quando houve a tragédia no Haiti o Exército Brasileiro tem se preocupado em saber quantos foram os brasileiros atingidos, já que muitos estavam por lá, participando, além da Missão da Paz, a pedido da ONU, de outras atividades no paÃs da América central.
Nesta quinta-feira, dois dias após a tragédia, um total de 15 brasileiros foram dados como mortos. o Exército não descarta a possibilidade deste número aumentar. Alguns nomes e estados de origem dos brasileiros atingidos não foram confirmados ainda. Já está confirmado que haviam piauienses no Haiti.
O paÃs foi devastado por um terremoto de 7,6 graus na escala Richter na noite da terça-feira passada. Até esta quinta-feira, a Cruz Vermelha já tinha confirmado que pelo menos 45 mil pessoas morreram, além de registrar mais de três milhões de pessoas feridas ou desabrigadas. Segundo o sargento Edilson, assessor de imprensa do 25° BC, no PiauÃ, os soldados que foram do Piauà retornaram em julho.
Um total de 30 soldados piauienses foi ao Haiti ano passado para fazer parte da Missão de Paz da ONU. Todos os estados tiveram soldados convocados. Os do Piauà retornaram ao estado em julho do ano passado. No entanto, há os piauienses que atuam por comandos e batalhões de outros estados.
PIAUIENSES: UM DESAPARECIDO
Tem-se registro de pelo menos quatro piauienses, até agora. Dois deles foram identificados como sendo LuÃs Renato da Silva, natural de Teresina, e Evanildo Lustosa, de Campo Maior. Um terceiro, cujo nome não foi divulgado ainda, é natural da cidade de Nazária, na região da Grande Teresina. O outro é de Floriano, sargento Cristino Cordato. Destes, apenas três já mantiveram contato, informando que estavam bem e sobreviveram ao tremor.
O sargento Evanildo Lustosa, de Campo Maior, falou à correspondente do 180graus em Campo Maior, Katiúcia Alves, através do MSN Messenger (serviço on-line de troca de mensagens instantâneas). Ele já entrou em contato com os familiares, na quarta-feira e disse que está tudo bem, mas vai ficar por mais tempo no Haiti ajudando as vÃtimas do desastre. Evanildo estava se programando para voltar antes do terremoto.
Da mesma forma LuÃs Renato da Silva, natural de Teresina, já ligou para seus familiares acalmando-os e dizendo que viu o tremor de perto, mas passa bem. O sargento Cristino Cordato também já falou, por telefone, com familiares. No telefonema ele disse que não sofreu ferimentos no terremoto e que no momento do desastre, sentiu a terra tremendo. Disse que deitou-se no chão para se proteger. Quanto ao outro piauiense, de Nazária, ainda não há informação e ele é dado como desaparecido.
Fonte: 180graus