
São Miguel do Fidalgo realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
01/05/2025 - 16:16Evento reuniu gestores, profissionais e população para debater avanços e desafios na promoção da saúde laboral
Com a união dos partidos que integram a coligação de João Vicente para apoiar a reeleição de Wilson Martins, as políticas voltadas para a geração de emprego e renda e que valorizam a juventude serão fortalecidas. Tanto que serão incorporadas sugestões do plano de governo da coligação “Por um Piauí Novo”, no plano de governo de Wilson Martins. Foi essa a verdadeira troca que existiu entre as duas coligações para tornar o Piauí um Estado muito mais desenvolvido, garante o vice-presidente do PTB e deputado estadual, Hélio Isaias. “Solicitamos ao governador Wilson Martins que incorpore essas duas questões no programa de governo, sobretudo no que se refere à geração de emprego e renda, que é um ponto muito forte defendido pelo senador João Vicente, pela sua experiência na vida privada e também na vida pública. E o governador Wilson, prontamente, vai incorporar esse e outros pontos que defendemos no seu plano de governo”, afirma Hélio Isaías.
E uma das propostas que será priorizada na área da geração de emprego e renda, diz respeito ao incentivo ao empreendedorismo. Segundo o deputado estadual, que já foi secretário do Trabalho e Empreededorismo do Piauí, no governo Wellington Dias, até o mês de março, quando o PTB ocupou a pasta priorizou a juventude do Piauí, por meio do incentivo ao empreendedorismo e de programas desenvolvidos pelo governo estadual e federal, como o ProJovem Trabalhador e o ProJovem Urbano, que deram oportunidade de inserção de trabalho aos jovens de 18 a 29 anos.
“O que temos visto, em todo o Estado do Piauí, são várias declarações de pessoas que participaram desses cursos de qualificação. Quando fomos secretário, tivermos a oportunidade de fazer 60 mil qualificações em praticamente todos os 224 municípios do Piauí. E o que temos visto hoje são os resultados: jovens que hoje têm uma profissão e despertaram para o empreendedorismo, montando seu próprio empreendimento, são jovens que conquistaram hoje o tão sonhado emprego formal, com carteira assinada. E temos certeza que, assim como estava contemplada no plano de governo de João Vicente Claudino, a juventude também estará beneficiada nas ações do nosso candidato a governador Wilson Martins”, ressalta.
Hélio Isaias destaca ainda que, pelo entendimento com o governador Wilson Martins, a questão do esporte será reforçada, tanto no que diz respeito ao esporte amador quanto ao esporte profissional. “Assim como também será priorizado a questão do combate às drogas para evitarmos esse mal que está chegando às casas das famílias e torna nossos jovens vulneráveis. Precisamos impedir que os traficantes tenham acesso a esse tipo de jovem, para isso, o governo está investindo no esporte, na qualificação profissional e na geração de oportunidades de trabalho para não deixar essa juventude vulnerável. Então tudo isso, são projetos que estavam no programa de governo do senador João Vicente Claudino e que serão incrementados agora, no plano de governo de Wilson Martins”, afirma.
O deputado estadual também acredita que o governador Wilson Martins vai trabalhar e avançar muito em relação à área da saúde, considerando a experiência que já obteve enquanto médico e secretário de saúde. “Nesse sentido, precisamos fortalecer muito a questão dos hospitais regionais, para tenham mais resolutividade ao atender a população do interior do Piauí. Por isso, precisamos fortalecer os hospitais regionais, que em alguns municípios formam um rede muito grande e às vezes chegam a beneficiar 40 municípios em uma região”, opina Hélio Isaias.
Ele também comenta que outra prioridade é o investimento na área da educação, visando melhorar a qualidade do ensino médio em todos os municípios do Estado.
“Não existe barganha, o que existe é a continuidade de um projeto voltado para desenvolver o Piauí”
O vice-presidente do PTB no Piauí também respondeu às críticas que a oposição vem fazendo em relação à união dos partidos que pertenciam à coligação do candidato João Vicente e agora decidiram marchar junto com Wilson Martins no segundo turno. Segundo Hélio Isaías, ele próprio foi interlocutor dessa união e em nenhum momento ocorreu qualquer conversa sobre troca de apoio por cargos. “Infelizmente não temos como evitar esse tipo de comentário. Não existe barganha, o que existe é a continuidade de um projeto. Fizemos parte desse projeto aqui no Piauí, desde 2002. Também estivemos juntos com o ex-governador Wellington Dias e o atual governador Wilson Martins na campanha de 2006, apoiando esse projeto de mudança para o Estado do Piauí. Depois, o partido lançou uma candidatura própria, mas infelizmente não logrou êxito. E agora, os partidos que integravam a nossa coligação decidiram que não podem se ausentar desse processo da eleição, no segundo turno. E a nossa identidade maior é com esse projeto do ex-governador Wellington Dias, do governador Wilson Martins, do presidente Lula e da candidata Dilma Rousseff. Não existe essa história de barganha”, garante Hélio.
E para reforçar que não ocorreu qualquer barganha política, Hélio faz questão de destacar que foi ele próprio que articulou toda essa discussão junto ao senador João Vicente, aos partidos, aos parlamentares e com o governador Wilson Martins. “Eu tenho certeza absoluta e a consciência tranqüila de que não houve, em nenhum momento, discussão sobre a participação do nosso partido em qualquer cargo ou tentativa de barganhar para que voltássemos imediatamente para o governo. Não existe isso. Temos é que trabalhar, lutar pelo Estado do Piauí. É o que tenho certeza que vai acontecer com a vitória, que certamente será maiúscula, do governador Wilson Martins, nesse segundo turno”, destaca o deputado.
Ele acrescenta que se essa vitória realmente acontecer só quem ganha é o Piauí, que vai continuar avançado em relação ao desenvolvimento. “Com mais melhoria para saúde e educação, com mais estradas, com apoio à nossa juventude, ao esporte, à cultura e ainda no combate às drogas. E com esse time, que já está lutando na Câmara e no Senado junto com o nosso governador Wilson e a nossa futura presidenta Dilma Roussef, quem vai ganhar é o Estado do Piauí”, enfatiza.
Hélio Isaias ainda ressalta que o senador João Vicente Claudino vai continuar sendo um parceiro do governo para trazer benefícios para o Piauí. “O senador João Vicente, que nos colocou como representante do partido para falar com Wilson Martins sobre segundo turno, apenas viajou porque, praticamente, nesses três meses de campanha não participou, efetivamente, da vida familiar, mas irá retornar na próxima semana ao Senado Federal para continuar trabalhando e defendo o nosso Estado. E com a eleição de Wilson Martins governador, o Piauí só tem a ganhar porque vamos ter agora uma presença forte na Câmara Federal, com oito deputados do Piauí na base aliada, e três senadores, porque João Vicente Claudino vai continuar ajudando o governador Wilson Martins e a futura presidenta Dilma, junto com Wellington Dias e Ciro Nogueira”, finaliza.