
Oeiras registra 13 casos de COVID-19 na última semana; paciente internado já recebeu alta
26/08/2025 - 15:49Boletim epidemiológico detalha resultados de testagem no Laboratório Municipal, Hospital Regional e UPA
O Hospital Deolindo Couto, em Oeiras, apresentou o menor tempo de espera por cirurgias eletivas de todo o interior do Piauí, com média de 7,08 dias para a realização de procedimentos agendados, de acordo com dados da Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (Dudoh) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
Em agosto de 2025, o tempo médio de espera por cirurgias eletivas na rede pública estadual caiu para 67,39 dias, representando redução de 85% em relação a 2023, quando a fila chegava a 464 dias. No interior, outros hospitais também apresentaram redução: Hospital Norberto Moura, em Elesbão Veloso, 12,43 dias; Hospital Teresinha Nunes de Barros, em São João do Piauí, 15,21 dias; e Hospital José de Moura Fé, em Simplício Mendes, 13,50 dias. Em Teresina, o menor índice foi registrado no Hospital da Polícia Militar (HPM), com 58,77 dias.
“Estamos celebrando um marco significativo, integrante das metas do plano de governo, avançando de forma consistente. No início de 2023, o tempo médio de espera era de 464 dias, o que demonstra a grande mudança que alcançamos”, afirmou o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
As cirurgias eletivas são procedimentos não emergenciais que podem ser agendados e programados, permitindo preparo adequado de pacientes e equipes médicas. Diferentemente das cirurgias de urgência, esses procedimentos têm como objetivo melhorar a qualidade de vida, tratar problemas crônicos ou prevenir complicações futuras.