Oeiras realiza Mutirão Bota Fora nos bairros Rosário e Canela nesta quarta e quinta-feira
13/01/2026 - 16:06Recolhimento de materiais sem uso ocorre nos dias 14 e 15 com foco no combate ao Aedes aegypti
 A partir desta sexta-feira, 20 o Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras contará com o serviço de cirurgia minimamente invasiva - cirurgia por vÃdeo.
O serviço foi implantado pelo Estado do PiauÃ, através da Secretaria Estadual de Saúde e a confirmação da Superintendência de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade – SUGMAC, através do Dr. Alderico Gomes Tavares, junto com a equipe da cirurgia geral e o grande incentivo e apoio do Dr. Vinicius Ferro Costa, cirurgião do aparelho digestivo.
O novo serviço será um beneficio para a população de Oeiras e região, onde poderá ser realizada cirurgias de apendicite e vesÃcula. O procedimento minimamente invasivo pode ser defini- do como aquele que pode ser realizado adentrando-se o corpo com o mÃnimo dano à porta de entrada, que pode ser a pele, cavidade ou abertura anatômica.

Imagem ilustrativa
A cirurgia tem vários benefÃcios, tais como:
- Maior segurança nos procedimentos
- Melhores resultados estéticos
- Pós-operatório menos dolorido
- Recuperação mais rápida
- Menor risco de infecção
- Menos tempo de internação
A implantação do método em Oeiras reflete uma constante busca por melhorias e um avanço tecnológico relevante para a área da saúde, tornando o municÃpio uma referência na região.