Geral
Hospital Deolindo Couto realiza abertura oficial da Campanha de Higienização das Mãos
Por: Da Redação em 16/06/2016 - 21:23
 O Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, realizou nesta quarta-feira (15), através da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH e Núcleo de Segurança do Paciente-NSP a abertura oficial da primeira campanha de higienização das mãos do hospital e da Unidade de Pronto Atendimento  - UPA. O momento aconteceu na recepção do hospital e contou com a presença de profissionais do serviço, familiares de pacientes internados que aguardavam horário de visita e alunos do PRONATEC e do Centro Estadual de Educação Profissional- CEEP - Oeiras.
A ação é alusiva ao dia 05 de maio que é o Dia Mundial de Higienização das Mãos, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e ao dia 15 de maio que é o dia Nacional de Controle das Infecção Hospitalares. "O objetivo da campanha dentro destes serviços é sensibilizar os profissionais de saúde sobre a importância da higienização das mãos para combater Infecções Relacionadas a Assistência a Saúde-IRAS. A infecção hospitalar pode ser prevenida com medidas simples como o uso do álcool em gel e a lavagem das mãos com água e sabão", disse a diretora do HRDC e UPA, Luciana Couto.
De acordo com a Coordenação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar-CCIH, Alexsandra Fontes, e Coordenação do Núcleo de Segurança do Paciente, Raissa Torres, a programação segue até o dia (17) e contempla visitas nos diversos setores do hospital e da UPA com exibição de vÃdeos explicativos, distribuição de folders e brindes para médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e demais profissionais da rotina hospitalar. Os colaboradores terão a oportunidade de testar a técnica de higienização simples da mãos, com olhos vendados e a utilização de tinta guache, conforme recomendação da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária- ANVISA.
Ainda de acordo com diretora do Hospital Regional, Luciana Couto, ações como essa promovem segurança e qualidade para as pessoas durante a internação. "É um compromisso do Secretário Estadual de Saúde do Estado, Dr. Francisco Costa, melhorar a assistência e os serviços prestados a população e certamente a gestão deste serviço compartilha do mesmo sentimento", acrescentou.














