
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
 O Hospital Regional Deolindo Couto de Oeiras deverá ter uma parceria por meio de uma organização social (OS) para a administração, a exemplo do que já ocorre com o Hospital Regional Justino Luz, em Picos.
Uma Organização Social(OS) é uma qualificação, um tÃtulo, que se outorga a uma entidade privada, sem fins lucrativos, para que ela possa receber determinados benefÃcios do Poder Público (dotações orçamentárias, isenções fiscais etc.), para a realização de seus fins, que devem ser necessariamente de interesse da comunidade.
Com esse tÃtulo, é possÃvel celebrar um Contrato de Gestão, um modelo de administração pública que pretende ser mais eficiente. É o ajuste celebrado pelo Poder Público com órgãos e entidades da administração direta, indireta e entidades privadas qualificadas como organizações sociais, para lhes ampliar a autonomia gerencial, orçamentária e financeira ou para lhes prestar variados auxÃlios e lhes fixar metas de desempenho na consecução de seus objetivos.
Com essa parceria, o Hospital Deolindo Couto deverá se tornar uma referência no tratamento do câncer. A Secretaria Estadual de Saúde, está com o processo licitatório aberto e até o momento o Hospital São Marcos demonstrou interesse nesse projeto. O hospital entende que a localização de Oeiras é estratégica para o atendimento da região sul do PiauÃ.
Ainda sobre as ações da saúde de Oeiras está prevista a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento de Oeiras, a UPA, que deverá acontecer no dia 19 de outubro. Com a inauguração da UPA, o atendimento no Pronto Socorro de Oeiras será desafogado.
O secretário de saúde, Dr. Francisco Costa também tem procurado condições de colocar em funcionamento da UTI do Hospital Deolindo Couto, o que fará com que caso de maiores complexidades sejam tratados em Oeiras, diminuindo assim as transferência para Teresina.