Geral
I Fórum Social Regional de Oeiras supera expectativas e atrai 2 mil pessoas
Por: Da Redação em 03/05/2010 - 01:23
O I Fórum Social Regional de Oeiras superou as expectativas, e atraiu o dobro de público esperado para o evento. Realizado no último sábado (1°) no ginásio Santaninha e em escolas da cidade, o fórum,que abordou o tema ‘Vida, Cidadania e Paz’,contou com a participação de cerca de duas mil pessoas das 21 cidades que compõem o Território Vale do Canindé.
Organizado pela Diocese de Oeiras, o evento teve participação de autoridades políticas e religiosas do estado. Dom Juarez, bispo de Oeiras, o padre João de Deus, o prefeito B.Sá, o presidente da Câmara Municipal, vereador Portela, o ex-diretor do Emater Francisco Guedes e o deputado estadual Assis Carvalho foram algumas das presenças registradas no fórum.

Dentro do fórum foram realizadas várias oficinas, que abordaram temáticas como: proteção a infância e adolescência, sentido da vida, economia solidária, vida e ecologia, dignidade da vida humana, juventude e cidadania, entre outros temas socias.
.jpg)
O ex-vereador de Teresina e humorista João Cláudio Moreno, foi um dos conferencistas do fórum. Com muita descontração, João Cláudio, chamou a atenção dos presentes para os problemas sociais. “As sessões das Câmaras Municipais são um grande teatro, onde os políticos são despreparados e ainda existe a falta de auto-estima e de amor do piauiense pelo seu Estado, pois para amar é preciso conhecer e muitos piauienses não conhecem sua própria realidade”, criticou o ex-vereador.

A tradicional Caminhada da Paz, realizada todos os anos pelo Rotary Clube de Oeiras, foi integrada à programação do Fórum Social. No percurso da caminhada foram apresentados os trabalhos desenvolvidos dentro das oficinas.
O evento foi encerrado com uma missa campal em frente à Catedral de Nossa Senhora da Vitória. “O fórum é um ato de amor e compromisso com vida. Oeiras além de ser a Capital da Fé, deve a capital da vida”, disse o bispo diocesano Dom Juarez ao falar da importância do I Fórum Social de Oeiras.
*Por Jadson Osório















































