
Oeiras recebe milho da CONAB para auxiliar criadores afetados pela estiagem
06/05/2025 - 19:17A administração municipal assegura que o atendimento será realizado de forma imparcial, beneficiando todos os produtores.
O Campus do Instituto Federal do Piauí em Oeiras começará a funcionar no próximo mês de agosto com cursos na modalidade à distância e do PRONATEC.
A afirmação foi feita nesta quarta – feira, 24, pelo diretor geral do Campus, professor Irineu de Sousa Júnior e pelo diretor de ensino professor Sebastião Pereira do Nascimento, que afirmam que toda a estrutura do prédio já está pronta, assim, como todos os móveis para o seu funcionamento.
Diretores do IFPI em Oeiras
Sobre as aulas, os professores ressaltam que em Agosto terão início na modalidade EAD e as do PRONATEC, sendo oferecidos os cursos de Técnico de Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Secretariado Escolar e Técnico em Orientação Comunitária. Esses cursos serão oferecidos no período noturno e terão duração de 18 meses, e os alunos interessados deverão ter concluído o Ensino Médio.
Diretor Geral, Irineu Júnior
A outra modalidade de curso que será oferecido já a partir de Agosto são os cursos de Formação Inicial e Continuada, que visa a qualificação dos alunos que estão matriculados na EJA – Educação de Jovens e Adultos. Essa modalidade oferecerá os cursos: Agente de combate às endemias, Recepcionista em serviço de saúde, Inspetor Escolar, Auxiliar de Arquivo e Auxiliar Administrativo. Os alunos dessa modalidade receberão uma bolsa de auxílio para transporte e alimentação.
Diretor de Ensino, Sebastião Pereira
Já a partir do início de 2014 o Campus do IFPI oferecerá o curso técnico em Administração concomitantemente com o Ensino Médio. Já os cursos superiores, tem previsão apenas para o segundo semestre do mesmo ano, oferecendo Licenciaturas na área de exatas. Ele ressalta que não serão oferecidos cursos que já são ofertados pela UESPI em Oeiras.
CONCURSO
Em relação ao tão esperado concurso da Instituição, o diretor disse que foram disponibilizadas 20 vagas de professores para Oeiras. Destas vagas, 17 já foram preenchidas através do processo de remoção interno feito pela instituição, ficando apenas três vagas a serem preenchidas pelo concurso que são: 01 vaga para Educação Artística/ Artes; 01 vaga para Ciências Contábeis e 01 vaga para Administração.
Para os cargos técnicos serão oferecidas as seguintes vagas: Assistente Social, 01; Bibliotecário, 01; Contador, 01; Enfermeiro, 01; Nutricionista, 01; Pedagogo, 01; Odontólogo, 01; Técnico em Assuntos Educacionais, 02.
ACESSO
O professor Irineu Júnior ressaltou que a maior dificuldade do IFPI tem sido a questão do acesso, pois as vias ainda não foram pavimentadas. “É uma via de muita areia, o que num período chuvosos fica inviável o acesso, devido a lama que se forma”, disse o diretor.
O diretor se reuniu com o prefeito Lukano Sá ainda nesta quarta-feira, em companhia do vereador Emerson Gonzaga. Lukano Sá, disse que não poderia fazer o asfaltamento do acesso até a sede o IFPI. Disse ainda que tem um projeto de asfaltar algumas ruas em Oeiras, mas que não teria como direcionar o asfalto para o bairro Uberada, onde está situado o IFPI. Garantiu apenas que falará com o governador Wilson Martins para ver a possibilidade do Governo do Estadi fazer a pavimentação do acesso.