
Lançamento de livro marca Dia Estadual da Consciência Negra em Oeiras
03/09/2025 - 15:26Obra de Artenilde Silva aborda dança afro-brasileira e educação afrocentrada
 Na noite do dia 17 de dezembro no Centro Cultural Sobrado Major Selemérico, ocorreu o lançamento da 2ª edição do livro Malhadinha, do escritor oeirense José Expedito Rêgo.
O evento foi promovido pelo Instituto Histórico de Oeiras em parceria com a Academia Piauiense de Letras e contou com a presença dos filhos do autor, bem como de seus familiares, amigos, admiradores, professores, imprensa e da comunidade oeirense.
A obra foi apresentada pela Professora da Universidade Estadual do PiauÃ, Campus Professor Possidônio Queiroz, doutoranda em Letras/Literatura, Elimar Barbosa de Barros, uma vez que sua tese de mestrado versa sobre a referida obra.
Para abrilhantar ainda mais a noite, o evento contou com a participação da Orquestra Bandolins de Oeiras, acompanhada das musicistas Onezinda Portela e Antonieta Maranhão.
A professora LeonÃlia Rêgo homenageou o autor com a declamação do poema Morro Verde, do livro Horas sem tempo.
"O Instituto Histórico de Oeiras sente-se muito honrado em promover o lançamento da 2ª edição da obra Malhadinha, do renomado escritor oeirense José Expedito Rêgo, uma vez que é finalidade precÃpua desta casa cultuar o passado, preservando as memórias e o patrimônio i(material) da urbe mochina", pontuou a professora Inácia Rodrigues Ferreira, presidente do IHO.