Geral
Imagem religiosa usada como outdoor de político
Por: em 13/08/2009 - 08:49
Foi registrado nesta data, no Morro do Leme, aos pés da imagem de Nossa Senhora da Vitória (Padroeira da Paróquia que leva seu nome, da cidade de Oeiras, da Diocese de Oeiras e do estado do Piauí) um letreiro de cunho partidário que pode ser conferido nas fotografias que ilustram esta matéria.
Oeiras leva o título de capital da fé por sua religiosidade marcante, por sua Semana Santa já conhecida internacionalmente (de que se destaca a devoção sertaneja ao Bom Jesus dos Passos), mas o fato determinante para tal titulação é que somente quando da chegada da imagem de Nossa Senhora da Vitória, na segunda metade dos anos 1600, é que a pequena Vila do Mocha iniciou seu processo de crescimento é que a pequena Vila do Mocha iniciou seu processo de crescimento até alcançar o posto de cidade, de capital da Província até hoje ser a CAPITAL DA FÉ.
Fatos como o do letreiro só servem para diminuir a credulidade das pessoas. Política e religião não se misturam. Estamos na antevéspera da Festa da Padroeira, oportunidade em que milhares de fiéis devotos passarão por aquele santuário para rezar aos pés da imagem da Virgem da Vitória.
O feito não é oficial, como se pode ver nas imagens. Mas cabe às autoridades – civis e religiosas, e aqui leiam-se bispo, padres e até mesmo fiéis leigos – retirar o letreiro antes que a festa e a procissão se acheguem aos pés do morro.
Não é dado a ninguém o direito de brincar com a fé das pessoas. Como também não se pode deixar que uma festa religiosa seja usada para promover “A” ou “B”. Deus é superior a tudo isso.