
Rafael Fonteles participa da comemoração dos 190 anos da Assembleia Legislativa do Piauà em Oeiras
05/05/2025 - 12:53Na sessão solene, 16 personalidades foram homenageadas com a Medalha do Mérito Legislativo
As superintendências da Infraero em Ilhéus, na
Bahia e em Recife, Pernambuco, desconhecem totalmente o funcionamento do aeroporto de São Raimundo Nonato e ainda não sabem da existência da empresa Esaero Soluções Aeronáuticas. O Governo do Estado divulgou na semana passada que a empresa faria a administração do Aeroporto e que teria grande experiência no ramo. A matéria chegou a ser divulgada no site do Governo do Estado.
De acordo com informações do Governo do Estado a empresa é responsável pela administração do aeroporto em Ilhéus, mas de acordo com Elaine Train, da Assessoria da Infraero em Recife, o aeroporto de Ilhéus é subordinado a administração de Recife, que é da Infraero. "Não há nenhuma registro desta empresa aqui e não temos conhecimento de que ela administre aeródromos públicos. E, além disso, o aeródromo de São Raimundo deve ser subordinado a Recife", informou a assessora.
Eliane informou ainda que há apenas um aeródromo particular na região de Ilhéus é que ele fica na cidade de Trancoso.
Entre as informações que foram repassadas pelo Governo do Estado, em seu site de está a de que a empresa Esaero tem sede em Recife e que vai administrar o aeroporto durante a realizada do Congresso Internacional de Arte Rupestre, de 29 de junho a 3 de julho.
O secretário de Turismo do Estado, Silvio Leite chegou a informar que as exigências da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) estão sendo cumpridas no projeto e que apesar de não haver ainda nenhum registro do projeto da Agência a homologação da pista foi garantida pelo Governo Federal ao governador Wellington Dias. A reportagem do Diário do Povo tentou conseguir informações como endereço ou telefone de contato da empresa Esaero Soluções Aeronáuticas com o Governo do Estado, junto a Secretaria der Infra Estrutura, mas não conseguiu. A expectativa do Governo é de que 10 aviões pousem na pista do aeroporto diariamente durante a realização do evento.
Katya D'Angelles
repórter de polÃtica do Diário do Povo