Reconhecimento: Arte Santeira do Piauí será declarada Patrimônio Nacional
04/11/2024 - 11:14A decisão final sobre esse reconhecimento será tomada pelo Iphan no próximo dia 11 de novembro
Na noite desta terça-feira, 27, no Cine Teatro Oeiras, ocorreu o lançamento da 21ª Revista do Instituto Histórico de Oeiras, um rico acervo documental de natureza histórico-literária, produzido por oeirenses de nascimento ou de coração, constituindo fonte de pesquisa para alunos e professores que buscam conhecer mais sobre a nossa história.
O prefácio é da psicopedagoga, sócia efetiva do IHO, professora Rita de Cássia Neiva Santos Gama e foi apresentada pela sócia efetiva e secretária geral do IHO, professora Teresa Cristina de Araújo Sousa.
Para a professora Teresa Cristina, "a Revista do Instituto Histórico de Oeiras é um importante instrumento de registro e socialização dos estudos da história da nossa pátria, do nosso estado e da nossa cidade, uma vez que através dela é possível acompanhar os acontecimentos que fazem a história contemporânea e conhecer o passado glorioso da nossa cidade".
Na ocasião, ocorreu também a outorga da Medalha do Mérito Visconde da Parnaíba a autoridades e instituições que prestaram e / ou prestam relevantes serviços à nossa cidade.
"O IHO tem um patrimônio que serve de fonte de pesquisa para pessoas tanto de nossa cidade, como de outras cidades do nosso estado e até de outros estados brasileiros. Patrimônio esse que está registrado nas Revistas do IHO", pontuou a presidente do Instituto Histórico de Oeiras, a professora Inácia Rodrigues Ferreira.