
8ª GRE se destaca na 4ª edição do Prêmio Alfa-10 durante evento do Pacto pela Educação 2025
01/05/2025 - 08:30Três escolas da região são reconhecidas por resultados expressivos no IDEPI-Alfa
Mudar de cidade para ingressar na faculdade é o sonho de muitos estudantes; mas a realidade é bem diferente do que geralmente se idealiza, pois para isso deve-se abrir mão de uma série de coisas, além de exigir muita responsabilidade e maturidade.
O planejamento deve ser feito com, pelo menos, um ano de antecedência, levando-se em consideração, principalmente, os lugares disponíveis para se instalar na cidade.
As alternativas mais comuns nestes casos são as repúblicas ou ambientes de estudante, que são pequenos apartamentos ou casas divididas entre um número x de pessoas ? geralmente de diferentes cursos. Vale reesaltar que neste tipo de moradia, divide-se o quarto com pelo menos mais um estudante, o que pode tornar a convivência um pouco desafiadora.
Em muitos casos, alugar uma casa por temporada pode ser uma boa alternativa. Além de oferecer mais privacidade para o inquilino, este se livra de preocupações que podem aparecer em repúblicas como no encanamento, chuveiro etc., pois o proprietário garantirá ? dependendo do contrato ?o reparo destes itens.
Outra dúvida que rodeia os estudantes é: como se manter em outra região, levando em consideração que nem todos tem a possibilidade de contar com o apoio financeiro dos país. Alguns investem na venda de lanches, artesanatos, ou até mesmo prestando algum tipo de serviço para vizinhos. Outros preferem procurar empregos de meio período e que não comprometam seus estudos. Vale ressaltar que grande parte das universidades oferecem bolsas de monitoria ou iniciação científica que pode auxiliar o aluno neste processo.
Mudar de cidade ou estado exigira muita disciplina e maturidade para lidar com os revezes que aparecerão. Assim, ele passará a ser dono de suas próprias responsabilidades e, para isso, deve-se ter sempre muito claro o objetivo dessa mudança.