Tecnologia
JN Telecom recupera Instagram de diretora do Pânico que havia sido hackeado
De Oeiras para todo Brasil: JN TELECOM
Por: Da Redação em 17/02/2022 - 20:25
A mais nova cliente da JNTelecom, e a diretora do programa Pânico, da Jovem Pan News e Jovem Pan Entretenimento.
A diretora Paulinha Kraush teve o seu Instagram roubado por uma quadrilha de hackeres e recorreu ao técnico Erenito Júnior, que conseguiu recuperar a conta da diretora da Jovem Pan.
Roubar as redes sociais ter sido uma prática cada vez comum. No caso da diretora que tem cerca de 30 mil seguidores os ladrões vendem ou usam as informações para a prática de golpes.
A JN Telecom tem sido procurada por pessoas de todo o país em busca dos seus serviços. "Pessoas de várias regiões do Brasil buscam os nossos serviços, tanto para reparos, consertos, como também recuperar as contas de quem é vitima de golpes. Fico muito grato em ver nossa trabalho reconhecido em âmbito nacional", diz Erenito Júnior.
?
No caso da diretora do Pânico na Jovem Pan, os golpistas usaram o golpe SIM SWAP, que um criminoso “clona” o número de seu chip de celular (com uma ajudinha involuntária da operadora), tendo acesso a mensagens, senhas e até mesmo a contas de apps, dependendo de cada caso
O que é SIM swap?
O SIM swap é um tipo de clonagem do número de um chip SIM, embora seja um processo legítimo. De posse de um chip em branco e dados do usuário, um falsário liga para o operadora se passando pela vítima, fornece os dados necessários e solicita a ativação do número no novo chip. A partir daí, o fraudador tem acesso a ligações, mensagens SMS e senhas, podendo ativar apps como o WhatsApp em seu aparelho.
Com os aplicativos ativos, o criminoso passa a mandar mensagens aos contatos em nome da vítima, geralmente pedindo dinheiro ou aplicando outros golpes.
Como se proteger
O usuário pode tomar medidas para se proteger e evitar cair no golpe do SIM swap.
Vejamos quais:
1. Nunca use a verificação em duas etapas via SMS
De todas as formas de proteger seu chip SIM, conta no WhatsApp ou redes sociais, a verificação por SMS é uma das piores. Com o acesso ao número, o fraudador poderá invadir suas outras contas com facilidade ao receber o código de segurança via torpedo.
Sempre use aplicativos de tokens de acesso, como Google Authenticator, Authy e outros para proteger suas contas. Autenticação em dois fatores via SMS não é uma boa ideia.
2. Ative a verificação em duas etapas no WhatsApp
- Abra o WhatsApp;
- Toque em “Menu” (os três pontinhos) e depois em “Configurações”;
- Toque em “Conta”, “Confirmação em Duas Etapas”;
- Defina um código PIN de seis dígitos, que será solicitado ao fazer login no WhatsApp.
O app solicita o código ao usuário de tempos em tempos, para garantir que outra pessoa não esteja usando-o;
- Defina também um endereço de e-mail para recuperar o PIN, caso você o esqueça.
Em alguns casos, o WhatsApp pode pedir para adicionar um e-mail de recuperação caso esqueça você o código. É extremamente importante que esse e-mail também esteja protegido pela verificação em duas etapas que não seja via SMS.
3. Ative os códigos PIN e PUK do seu chip SIM
Os códigos PIN e PUK são a última linha de defesa do seu chip SIM. Toda vez que ele for colocado em um novo celular ou o aparelho for reiniciado, o código PIN será solicitado para ser liberado. O código PUK serve para desbloquear o chip caso o PIN seja inserido errado várias vezes, sendo a chave-mestra do chip.
4. Não vacile de jeito nenhum
O SIM swap depende em especial de golpes de phishing, como e-mails e mensagens suspeitas. Por se tratar de uma malandragem ligada à engenharia social, é importante tomar cuidado com contatos estranhos, jogos e apps fora da loja oficial do seu sistema operacional e nunca se esqueça que você é o seu melhor anti vírus.
JN TELECOM:
Av. Rui Barbosa, no Posto Chico Cazé, próximo ao Hospital Deolindo Couto, em Oeiras-PI.