
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O senador João Vicente Claudino, candidato do PTB ao governo do estado, elegeu o governador Wilson Martins seu principal e talvez, único adversário nesta campanha rumo ao palácio de Karnak. Ele despreza as demais candidaturas e centra sua campanha em cima do governador. Salta aos olhos esse comportamento. Dizia Petrônio Portela que, contra fatos não há argumentos. Vejamos a série de fatos em que o senador usa toda a sua capacidade de emparedar o governador e este, "morde a isca" proporcionando ao petebista mídia por longo tempo.
1- O primeiro fato foi a própria candidatura de Claudino, deixando o governador a espera até a undécima hora. A vaga de vice na chapa do PSB ficou a disposição do PTB até o dia da convenção do PSB.
2 - O segundo, foi a publicação da propaganda de campanha onde ele, João Vicente saiu na frente aparecendo num cartaz gigante dia 2 de julho, entre Lula e Dilma. Foram 100 mil cartazes espalhados em todo o Piauí numa rapidez impressionante, pegando de surpresa os governistas. A cidade em que mais se distribuiu essa propaganda política foi justamente a terra do governador, Santa Cruz.
3- O terceiro fato, foi o lançamento do deputado federal Ciro Nogueira(PP) para senador numa coligação com o PTB, tendo de quebra, como 1º suplente, o pai do candidato a governador, o mega-empresário João Claudino Fernandes. Essa candidatura, atropelou o decisivamente, o petista Antonio José Medeiros, candidato a senador na chapa do governo. E mais, Ciro se apresenta como sendo um candidato do Palácio do Planalto.
4- O quarto fato polêmico, diz respeito a paralisação das obras da Construtora Sucesso no interior do estado. Isso gerou um bate-boca entre o governador e o pai do candidato petebista. Alegam os adversários do governador que, não há pagamento e, sem dinheiro as obras vão continuar paradas.
5 - O quinto e último fato envolvendo o governador e o candidato do PTB, é esse que está nas manchetes dos jornais: a gravação do presidente Lula pedindo votos para João Vicente. Isso mexeu não apenas com o governador, mas principalmente, com seus aliados do PT.
A análise dos fatos
No 1º caso, Wilson Martins e os petistas imaginavam que João Vicente estava apenas com calundu e que logo, logo desistiria da candidatura para aliar-se a coligação governista. Não aconteceu. No 2º, a resposta veio imediatamente. A TV Antena 10 e o Portal 180 Graus publicaram ao meio dia do dia 2 de julho, o cartaz em que JVC aparece entre Lula e Dilma. A noite os marqueteiros de Wilson Martins divulgaram um cartaz semelhante com o governador entre Lula e Dilma. No 3º episódio, os petistas locais compraram a briga e foram bater às portas do PT nacional para tirar o apoio do Planalto a Ciro Nogueira. Ouviram um rotundo não. No 4º, o governo se recolheu após uma Nota Explicativa do Grupo Claudino sobre o atraso do pagamento das obras pela Sucesso. No quinto e último, até o momento, o PT e o PSB não conseguiram tirar do ar a voz do presidente Lula pedindo votos para JVC.
As falhas
Em alguns casos, a assessoria do governador falhou, como na publicação do cartaz de campanha. Deveria ter sido o primeiro. No caso da Construtora Sucesso, jamais o governador deveria ter se manifestado. Em campanha, uma autoridade do porte de um governador usa seus escalões para responder aos adversários. No caso do uso da voz do presidente pedindo votos para JVC, mais uma vez falhou a assessoria do governador. Essa gravação do presidente deveria ter sido feita para Wilson e seus aliados.
Reação
Mas apesar de tudo isso, o governador tem reagido e subido nas pesquisas. Dos sete institutos que divulgaram pesquisas, incluindo o Ibope, Wilson Martins aparece em 1º lugar em quatro.Isso mostra que o homem tem fôlego de gato e o couro grosso.
Na berlinda
Correndo por fora, mas também na briga pela cadeira de governador, o candidato tucano Sílvio Mendes está na berlinda, assistindo tudo e anotando, para, depois cobrar coerência dos dois.