A atleta Jeissiara Vidal ganhou, nessa segunda-feira (22), a medalha de ouro no Campeonato Pan-americano e Oceania disputado no Rio de Janeiro (RJ). Com a vitória, a judoca se consagra tricampeã pan-americana da categoria cadete sub 18 até 48kg.
A vitória de Jeissiara veio depois de aplicar um ippon na adversária, Mikaela Cushquicushma, do Equador. Depois de ser campeã, a judoca declarou, nas redes sociais, a felicidade com o título.
“Estou superfeliz com essa conquista. É um sentimento inexplicável ouvir toda a torcida do Brasil gritando seu nome, reagindo à forma como você luta, é espetacular”, disse Vidal.
A judoca do Projeto Judô Nova Geração (AJQ) é uma dos piauienses contemplados pelo programa Bolsa Atleta, do Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Esportes (Secepi). Ela vem se destacando nas competições da modalidade e ocupa o primeiro lugar no ranking nacional da categoria sub-18 até 40kg. No sub-15, conquistou o Campeonato Pan-Americano em 2022 e 2023. Subiu ao lugar mais alto do pódio, também, nos Jogos Escolares Brasileiros e nos Jogos Escolares Sul-Americanos.
A medalha da atleta foi a primeira conquistada pelo Brasil no dia que abriu o campeonato, levando o país ao primeiro lugar geral do campeonato na categoria sub 18, com 19 medalhas. No feminino, as atletas conquistaram 10 medalhas, sendo sete de ouro, duas de prata e uma de bronze. No masculino, foram nove medalhas, quatro de ouro, uma de prata e quatro de bronze.
No segundo dia do campeonato, nesta terça-feira (23), seguem as disputas, dessa vez nas categorias sub 21. Já no terceiro e último dia, nesta quarta-feira (24), é a vez das lutas por equipes.
Confira abaixo todos os resultados da seleção Sub-18:
OURO
Jeissiara Gomes (40kg)
Juliana Yamasaki (44kg)
Clarice Ribeiro (48kg)
Rafaela Rodrigues (52kg)
Aline Santos (57kg)
Maria Julia Hottis (70kg)
Agatha Paixão (+78kg)
Carlos Filho (50kg)
João Gabriel Santana (55kg)
Gelson Ricken III (90kg)
Gustavo Reis (+90kg)
PRATA
Nycolly Carneiro (48kg)
Gabriela Silva (+70kg)
Yuri Pereira (50kg)
BRONZE
Sophia Câmara (63kg)
Fernando Mitsuda (60kg)
Silas Costa (73kg)
Gilberto Neto (81kg)
Luis Antonio Oliveira (+90kg)