
Conferência Estadual discute políticas públicas para promoção da igualdade racial no Piauí
16/07/2025 - 15:45Evento reúne delegados de 25 municípios para elaborar propostas voltadas à justiça racial e inclusão social no estado.
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, desembargadora Eulália Pinheiro, anulou o ato do juiz Adelmar de Sousa Martins que cassou o diploma de Jurandir Martins( PTB) e de seu vice-prefeito, Santino Xavier, eleitos em 05 de outubro, deste ano. A liminar do TRE garante a posse do prefeito reeleito de Santa Cruz do Piauí Jurandir Martins, no dia 1º de janeiro de 2009.
A decisão da desembargadora Eulália Pinheiro, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, aconteceu nesta segunda-feira, 29 de dezembro, atendendo o pedido de liminar interposto pelo prefeito reeleito, Jurandir Martins, através dos seus advogados Willame Guimarães e Agrimar Rodrigues de Araújo.
O prefeito Jurandir Martins, o vice-prefeito Santino Xavier e os nove vereadores, com os seus respectivos suplentes foram diplomados em 12 de dezembro de 2008. Mas na última sexta-feira,26, o juiz eleitoral da 66ª Zona Eleitoral, Adelmar de Sousa Martins cassou diploma do prefeirto reeleito.
Jurandir 1º colocado obteve 1.702 votos , Jandira 2ª colocada obteve 1.667 e Marcondes 3º colocado obteve 784. A diferença de Jurandir Martins para Jandira foi de 35 votos. A liminar concedida pelo TRE garante ao prefeito do PTB, jurandir Martins e ao vice-prefeito Santino Xavier, a posse no cargo de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, no dia 1º de janeiro.
O prefeito reeleito, Jurandir Martins o seu vice-prefeito Santino Xavier da coligação "A Santa Cruz que o Povo quer", formada pelos partidos do PTB/PRB e DEM forão recepcionadas pela população de Santa Cruz do Piauí, nesta segunda-feira,29, naquele município. Os partidários, correligionários e amigos de Jurandir Martins prepararam uma grande concetração para comemorar a decisão.
Fonte: Riachão Net
Edição: Lameck Valentim