Prefeitura de São Miguel do Fidalgo garante transporte gratuito para candidatos do Enem
04/11/2025 - 11:13Ônibus sairá da Praça da Igreja no dia 9 de novembro, às 7h, com destino aos locais de prova
Por solicitação do Ministério Público Federal no Piauí, dois dos envolvidos no assalto à agência dos Correios de Paes Landim, no dia 2 de abril de 2009, foi Justiça Federal. O acusado é Esilvan Pereira da Silva. Ele foi sentencidado a 12 anos de reclusão em regime fechado e ao pagamento de 20 dias-multa, no valor mínimo de meio salário–mínimo por dia.
Além de assaltar a agência dos Correios, Esilvan e um comparsa, roubaram uma moto. Na época do assalto, Esilvan era condenado a 35 anos de prisão pela justiça de Brasília, onde era acusado de vários crimes.
Os acusados Matias Clementino e Adão dias de Araújo, também denunciados pelo MPF, foram absolvidos pela Justiça Federal. O primeiro foi absolvido das acusações de auxílio à fuga, fornecimento de abrigo e comida. Já o segundo foi absolvido da acusação de fornecimento de armas de fogo aos assaltantes; mas em relação à denúncia de porte ilegal de armas, a Justiça Federal declinou da competência, determinando o envio de cópia dos autos à justiça Estadual para apuração.
O outro responsável pelo assalto, conhecido por Ailton, é desconhecido e está foragido; mas o MPF, ainda em 2009, determinou à Polícia Federal a realização de diligências nos municípios de Socorro e Paes Landim, para a captura do foragido e obtenção de informações de qualificações que possibilitem o oferecimento da denúncia.
O assalto aos Correios ocorreu às 7h25 do dia 2 de abril. Foram feitos reféns na casa do gerente, que seguiu com o assaltante Ailton para a agência dos Correios. Chegando lá, o gerente programou o cofre para abrir em 15 minutos. Nesse intervalo, Ailton se encontrou com Esilvan e os mesmos seguiram para os Correios, onde efetivaram o roubo de R$ 62 mil do cofre da agência. Ao concluírem o assalto, eles orientaram o gerente a acionar a polícia somente após 10 minutos, pois em caso contrário, sua família seria assassinada. Os acusados foram presos em diligências.