
Colaborador sofre descarga elétrica durante serviço em subestação da Equatorial em Oeiras
23/05/2025 - 16:42Jerry Adriano, de 48 anos, está internado na UPA da cidade e aguarda transferência para Teresina
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai julgar hoje processo que pede a cassação do mandato do prefeito de Oeiras, Benedito de Carvalho Sá, o popular B. Sá (PSB). Ele é acusado de compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2008.
A ação contra B. Sá, que também se estende ao seu vice-prefeito, Mario Expedito Freitas Tapety, foi impetrada por Alek-sandra Tapety, segunda colocada naquele pleito. Aleksandra é filiada ao PMDB, mesmo partido do candidato a vice-governador na chapa a reeleição de Wilson Martins (PSB). Porém, o PMDB dela é ligado ao deputado estadual Mauro Tapety, que apóia o senador João Vicente Claudino (PTB) ao Palácio de Karnak.
O julgamento deve acontecer por volta das 9horas, no plenário do TRE-PI. O relator do processo é o desembar-gador Haroldo Rehem. A defesa do prefeito B. Sá será feita pelos advogados David Roberto Gomes e Samuel de Oliveira. Já acusação, por parte de Aleksandra, tem como uma das representantes a advogada Margarete Coelho, que também busca se eleger nas eleições gerais deste ano.
Nas eleições de 2008 na cidade de Oeiras, B. Sá obteve 10.687 votos, o que representou 52,79% dos votos válidos. Já Aleksandra Tapety conseguiu 9.559 votos, pouco mais de 47%. Com isso, caso seja cassado o mandato do prefeito de Oeiras pela Justiça Eleitoral, é provável que aconteça eleição suplementar na cidade.
Até agora, 36 prefeitos eleitos em 2008 já foram cassados no PiauÃ, sendo que em seis cidades já aconteceram eleições extras.