
PF investiga uso de dados de beneficiários do Bolsa Família para emitir nota fiscal fria no Piauí
12/02/2025 - 11:28Estima-se que o golpe desviou mais de R$ 30 mil.
O juiz Noé Pacheco de Carvalho indeferiu o registro da candidatura de Jildetina Maria Borges Mauriz (PSDB) a prefeita de Paes Landim, município passará por eleições suplementares no próximo domingo, 7 de agosto. Ela havia sido indicada pela coligação "A união para o bem do povo" para substituir Josimá Mauriz da Silva, que já teve seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.
A alegação do juiz é de que Jildetina Mauriz, que é funcionária pública municipal, só se desencompatibilizou três semanas depois do prazo, que seria de 24 horas após as convenções que indicaram os candidatos. Ela poderá recorrer e disputar a eleição, mas seus votos só serão validados caso a Justiça Eleitoral aceite seu recurso em instância superior.
Jildetina Mauriz havia sido candidata em 2008, quando perdeu a eleição para Carlos Alberto Marques de Carvalho (PT), e seu, vice Valter Maria Borges. O petista foi cassado sob acusação de ser beneficiado pelo governo do Estado, que teria pago prestadores de serviço mesmo sem que os mesmos trabalhassem no hospital da cidade, que havia sido municipalizado.
A outra coligação registrada, "Continuando a vitória que o povo quer", tem como candidato a prefeito Valdinino Dias de Araújo (PRB), o Divino Dias, e Joubert Borges Moraes como vice.