
Morre em Oeiras o senhor Domingos Francisco de Sousa, aos 84 anos
04/05/2025 - 09:46Homem de fé e trabalho, construiu uma famÃlia numerosa e deixou um legado de simplicidade e dedicação
O laboratório de informática educativa da Escola Municipal Cristina Evangelista, na zona Sul de Teresina, será apresentado ao Brasil no programa Salto para o Futuro, que integra a grade da TV Escola, do dia 2 de dezembro. O trabalho pedagógico realizado no laboratório será mostrado na série temática sobre tecnologias em educação e foi gravado na última semana, durante visita de equipe do programa à escola.
De acordo com a analista educacional do programa Salto para o Futuro, Grazielle Bragança, o objetivo da série é mostrar a relevância da utilização das tecnologias para o aprendizado dos alunos.
"Nossa intenção é mostrar ao paÃs bons exemplos em educação, desenvolvidos fora do eixo das grandes cidades. Na Escola Municipal Cristina Evangelista percebemos a utilização do computador como ferramenta educativa: os alunos realizam pesquisas na internet, escrevem textos e aprofundam os conteúdos estudados em sala de aula. É um exemplo a ser conhecido e replicado em outras escolas brasileiras", considerou Grazielle Bragança.
A equipe do Salto para o Futuro gravou uma aula com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, no laboratório de informática educativa. Segundo a professora do 4º ano do Ensino Fundamental da E. M. Cristina Evangelista, Ana Moreira de Brito, os alunos estudam os animais em sala de aula e trabalham a produção de textos sobre animais domésticos.
Ela comentou ainda que as crianças estão utilizando o editor de texto e a internet para escrever sobre animais, buscar fotos na rede e ilustrar os textos. "Dessa forma, eles exercitam como colar fotos em editor de texto, salvar arquivos e manusear o teclado. Os textos são salvos e corrigidos no computador e depois passarão por um processo coletivo de reescrita", afirmou.
Os alunos acham que as aulas representam uma forma divertida de aprender.
Fonte:AI5