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Lançado livro e documentário na trilha da história
Por: Giselle Silva em 31/03/2009 - 13:07
Até o dia 03 de abril, o povo de Oeiras terá a chance de não só conhecer os resultados do projeto Nas trilhas da História, como de discutir com as pesquisadoras responsáveis os resultados alcançados. É que desde o último dia 30 de março, o Programa MONUMENTA/IPHAN do Ministério da Cultura, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a UNESCO, nas pessoas das pesquisadoras Áurea Pinheiro, Cássia Moura e Verônica Ribeiro (Universidade Federal do Piauí - grupo de pesquisa Memória, Ensino e Patrimônio Cultural ) estão na cidade apresentando o livro Celebrações e o documentário etnográfico Congos: ritmo e devoção, ambos produzidos dentro do projeto.
A pesquisa foi iniciada em 2007 e tem como objeto de estudo o patrimônio de natureza imaterial do Piauí. O trabalho conta com o apoio da ANPUH - Associação Nacional de História – Seção Piauí; Humana: RH Serviços e Treinamento de Pessoal e Governo do Estado do Piauí; e realização da Educar: artes e ofícios.
A pesquisadora Áurea Paz Pinheiro conta que o projeto elegeu manifestações típicas da religiosidade piauiense e realizou um trabalho de sistematização de fontes e documentos disponíveis sobre os Congos, a Procissão do Fogaréu e a Procissão de Bom Jesus dos Passos. “O livro e o documentário serão agora distribuídos em centros culturais, escolas, bibliotecas e universidades públicas do Piauí e estados do Norte e Nordeste, além de embaixadas. Não é interessante apenas disponibilizar o material a qualquer morador da cidade. Mais que isso, nós quisemos fazer a entrega em rodas de conversa com estudantes, professores e comunidade em geral para que se sensibilizem ainda mais com os resultados alcançados. Por isso, estamos na cidade e permaneceremos até o dia 03 de abril. Quisemos retornar à comunidade para o trabalho de divulgação e socialização das experiências e práticas compartilhadas ao longo da pesquisa de campo”, afirma.
O estudo histórico-antropológico realizado pelo grupo de pesquisadores elegeu bens culturais relacionadas a um tipo de catolicismo popular típico e ainda significativo não só no solo piauiense, mas no nordeste brasileiro. A intenção é permitir que a sociedade conheça, reconheça e divulgue manifestações culturais brasileiras a partir do lugar onde se vive; valorize a identidade; preserve e conserve tradições seculares, recriadas cotidianamente, e promova a dinâmica econômico-social da localidade. “Sabemos da necessidade de preservar saberes, experiências e práticas tradicionais, que divulguem e estimulem o fortalecimento de identidades culturais e permitam a melhoria das condições de vida”, afirma a pesquisadora.
Ao longo de 2009, a equipe de pesquisadores continuará o trabalho iniciado em 2007, de aproximação com comunidade, sobretudo com alunos e professores do ensino fundamental de Oeiras e entorno, por meio de oficinas de educação patrimonial. A coordenadora do projeto acredita que não é suficiente apenas distribuir o material produzido, mas dialogar com os educadores sobre as potencialidades didáticas desses recursos no cotidiano das escolas e da comunidade.
Os pesquisadores defendem que elaborar material didático, como livros paradidáticos e vídeos educativos sobre o Piauí e suas histórias - o que a equipe realiza desde 2006, por meio do projeto Histórias do Piauí, disponível no site www.historiasdopiaui.com, contribui de forma incontestável para o conhecimento, divulgação e afirmação das identidades locais de grupos detentores de saberes e experiências; contribui ainda para o conhecimento e reconhecimento da diversidade cultural brasileira e piauiense em particular. Os pesquisadores defendem também, que a História do Piauí continue a ser escrita por brasileiros piauienses, estimulados a prosseguirem com as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a exemplo do que já fazem muitos pesquisadores do Estado.
A professora Áurea Pinheiro, líder do grupo, argumenta que é preciso que se estude a história a partir do local onde se vive e nesse sentido nada mais pertinente que tomar como referência elementos da cultura material e imaterial que pulsa no cotidiano das ruas, praças, bairros - lugares de memória das comunidades.