Limpa tua Alma

* Por Milena Palha
"Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares." (Josué 1:9)
Desarma teu espírito antes que tua vida se torne um campo de batalha, insuportável a ti e aos que te cercam, afastando de ti, pela dor ou pelo cansaço, até os que te têm o afeto mais sincero.
Não tomes tudo como ferrenha disputa pessoal, armando intermináveis cabos de guerra donde constantemente te sais caído ou com as mãos sangrando e incapazes de segurar as dádivas que o Pai te envia por misericórdia.
Desmonta o tribunal que armaste em teu coração, evitando julgar o teu próximo de forma equivocada, uma vez que somente Deus possui a sabedoria necessária para o justo julgamento, pois somente Ele conhece, sem véus e sem máscaras, o íntimo de todas as criaturas.
Lembra-te ainda das vezes em que foste capaz de atos que não ousas confessar nem a ti mesmo e de tantas outras em que não foste vil simplesmente porque as circunstâncias não te permitiram.
Livra-te do hábito de reclamar de tudo e de todos, tornando tua presença enfadonha e tua alma azeda, condicionada a fechar os olhos para o melhor da vida e a aninhar-se em tristezas que, na maioria das vezes são construídas pela visão distorcida da vida que insistes em cultivar.
Canaliza tuas forças no exercício da caridade, sobretudo a espiritual, e na prática incessante do bem e o bem retornará a ti sob a forma de alegrias, as quais confortarão tua alma mesmo nas piores tempestades.
Entrega teus ideais nas mãos do criador, sem no entanto cessar na luta honesta e leal pelas tuas aspirações, guardando a certeza de que todas as portas irremediavelmente fechadas serão aquelas que não te trariam felicidade.
Aprende a guardar o silêncio, como joia preciosa, quando não tiveres algo edificante a falar, evitando que tuas palavras te traiam e falem contra ti, quando abordares, sem piedade, os defeitos alheios que insistes em não perceber que também os tem.
Lembra-te de que os sentimentos pesados e densos repelem a felicidade, porquanto ocupam demasiado espaço em tua alma e turvam tua visão. Já os sentimentos leves e puros, ao contrário, atraem alegrias e realizações, posto que através deles a tua alma, não mais carregando o fardo da amargura, pode abrir as mãos para receber as incessantes bênçãos que a vida nos traz.
E, de alma limpa e leve, poderás compreender e viver o dito popular que afirma que a felicidade está dentro de cada um de nós, uma vez que terás encontrado a tua.