
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
A oeirense Milena Palha e a fortalezense Kenia Lima, ambas colaboradoras do Mural da Vila, lançaram em março deste ano, em Fortaleza/CE, o livro Pegadas no Tempo. O projeto do livro foi idealizado pelo Dr. Eduardo Bezerra, Superintendente do Centro Internacional de Negócios do Sistema FIEC, como uma forma de presentear e homenagear as mulheres daquela instituição no dia Internacional da Mulher. A ideia surgiu após a leitura da crônica "Após a Noite" publicada por Milena Palha no portal Mural da Vila - coluna artigos - em outubro de 2009. (Veja no link: www.muraldavila.com.br/noticias/apos-a-noite-5760.html ) Kenia Lima, já escrevia desde os 12 anos e possuía um farto material, daí surgiu a ideia de lançar um livro duplo, com duas vertentes da literatura: prosa e poesia.
Ante a excelente aceitação do livro, após seu lançamento institucional, por parte das colaboradoras que o receberam e da qualidade literária ali contida, captada pelo sensível e experiente Assis Almeida Sócio Gerente da Premius Editora (Fortaleza/CE), o livro foi reimpresso para lançamento comercial na IX Bienal Internacional do Livro do Ceará, através da referida editora.
O livro Pegadas no Tempo, chegou a Oeiras nesta quarta feira (02/06) e está disponível para aquisição através de Zilda Rêgo, em sua residência situada à Rua Getúlio Vargas, nº 129 (perpendicular à Rua do Fogo). O valor do exemplar é R$ 15,00.
Sobre o Livro:
O livro "Pegadas no Tempo" possui dupla face, um lado em prosa, outro em poesia. De autoria de Kenia de Lima Pinto (Poesia) e de Milena Cavalcante Palha Lira (Prosa), ele encontra-se dividido em capítulos que tem como títulos, na parte de poesia, as fases do dia (amanhecer, anoitecer, entardecer e aurora) e, na parte de prosa, as estações do ano (primavera, verão, outono e inverno). Conta com ilustrações feitas pela própria autora Kenia, que o enriquece e lhe confere uma harmonia e delicadeza singulares.
“Pegadas no Tempo” é um livro que fala ao coração, onde as autoras colocaram suas almas através de palavras e, através dele, dividem com os leitores diversos momentos marcantes de suas vidas, na forma de poesias ou de prosa. Nos versos de Kenia encontram-se sua maior fonte de inspiração e o seu maior estímulo: a vida e as pessoas. Nas prosas de Milena, sentimentos, alegrias, dores, conflitos e reflexões que de alguma forma marcaram sua vida ou a vida das pessoas que lhe cercam.
A presença do sentimento, da espontaneidade, além da delicadeza, cultivada em cada detalhe do livro, são características preponderantes e marcantes do mesmo. "Pegadas no Tempo" é um livro de leitura leve e agradável, através da qual é possível ao leitor viajar em suas linhas ao mesmo tempo em que lhe é permitido , em diversos momentos, uma forma de identificar-se, seja por experiências vividas, seja por afinidade de pensamentos.
O livro é prefaciado por Dr. Eduardo Bezerra e as “orelhas” são de Lameck Valentim, editor-responsável deste portal.
Sobre as Autoras:
Milena Cavalcante Palha Lira, nascida em Oeiras-PI, bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza, trabalha há 6 anos na Gerência de Licitações e Compras do Sistema FIEC, onde exerce a função de Presidente da Comissão Permanente de Licitação do SFIEC. É editora e moderadora do Portal Mural da Vila, onde assina a coluna Palavras de Luz. Sua trajetória como escritora iniciou quando recebeu o convite de Lameck Valentim, jornalista e editor do Portal Mural da Vila para assinar a coluna Palavras de Luz no aludido portal. Começou então a escrever textos de reflexão. Em outubro de 2009, escreveu, após atravessar um momento delicado de sua vida, um texto na coluna Artigos, intitulado "Após a Noite", que foi lido pelo Dr. Eduardo Bezerra, que a convidou para fazer um livro com seus textos. A partir de então, iniciou a escrita dos contos e crônicas que integram o livro Pegadas no Tempo (Prosa).
Kenia de Lima Pinto, nascida em Fortaleza/CE, Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará e Técnica em Turismo pela Escola Técnica Federal do Ceará. Exerce, atualmente, a função de Analista de Compras na Gerência de Licitações e Compras do SFIEC, sendo membro integrante da Comissão Permanente de Licitação do SFIEC. Trabalhou durante 7 anos na empresa de publicidade e propaganda, Ideia 3 Comunicação. Começou a escrever aos 12 anos de idade, no entanto, por achar que seus escritos não causariam interesse em outras pessoas, não os divulgou, guardando-os para si apenas como fonte de recordações, até que em maio de 2009 fez o poema "Luz da Minha Vida", dedicado à sua filha Amanda, e o compartilhou com suas amigas de trabalho, as quais se encantaram com sua forma delicada de retratar sentimentos. O poema foi publicado no Mural da Vila. Resolveu, então, mostrar a tais amigas seus escritos a tanto guardados, que foram prontamente apreciados. Pouco tempo depois, surgiu o convite do Dr. Eduardo Bezerra, para a publicação dos seus escritos em co-autoria com Milena Palha.