
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
Lançado recentemente pela Fundação Quixote,
o livro "Os Tribalistas da Nova Era", da professora doutora, Francisca Verônica Cavalcante, é uma interlocução com o universo sagrado dos "espaços holísticos" na sociedade urbana contemporânea, que imprime a sua obra um diálogo acerca da nova condição do ser humano, que transita entre ritos sociais, práticas de cura, consumismo, re-encantamento e higienização do mundo.
Segundo a autora, "os tribalistas da nova era, expressam em suas teias de relações esse laço emocional, num estilo de comportamento que se deixa ver pelo sensualismo, pelo hedonismo, por um jogo de aparência, pela duplicidade, pelo prazer dos sentidos, pelo jogo das formas, pelo retorno com força da natureza, pela intrusão do fútil, pela ambigüidade", diz.
O livro é resultado do processo entre pesquisa de campo e interpretação teórica, em que podemos nos ver na alteridade das relações com outros no mundo urbano contemporâneo. O fenômeno da Nova Era evidencia sujeitos universais que se ligam e se entrecruzam em contextos geográficos diversos: Califórnia, São Paulo, Rio de Janeiro, Teresina e São Luís, entretanto, sujeitos com vivên-cias e representações localizadas, ou seja, inseparáveis da história que os constitui.
O livro foi prefaciado por Teresinha Bernardo, professora livre-docente de Antropologia do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais e da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP, que diz que a leitura de "Os Tribalistas da Nova Era" é recomendada não só para os professores e estudantes do campo religioso, mas para todos que vivem a "incerteza" do hoje e do amanhã.
A AUTORA - Francisca Verônica Cavalcante é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Piauí, doutora em Ciências Sociais - Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre crianças, adolescentes e jovens - Nupec e do Núcleo de Estudos sobre Gênero e Desenvolvimento - Engendre.
Diário do Povo