
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
 Divididos em duas grandes filas, acompanhados pela entoação de cânticos religiosos e segurando lamparinas que iluminam a cidade de luzes apagadas, milhares de homens participaram da Procissão do Fogaréu, em Oeiras, na noite desta quinta-feira,24. O momento faz parte dos rituais de celebração da Semana Santa e reúne diferentes gerações que participam da caminhada sÃmbolo da busca por Jesus Cristo.
Apesar de não ser exclusiva da cidade Oeiras, a procissão do Fogaréu tomou novos significados na Capital da Fé. Enquanto em outras partes do Brasil, o movimento simboliza a saÃda dos soldados romanos para a prisão e crucificação de Jesus, em Oeiras, a encenação também retrata a busca por Cristo, como uma forma de manter viva a fé no coração dos fiéis.
O momento é iniciado pontualmente à s 21h de quinta-feira, na Igreja de Nossa Senhora da Vitória, quando o clero e os sÃmbolos que compõe a celebração, como a matraca e a cruz, posicionaram-se a frente da multidão de homens para iniciar o cortejo pelas ruas do Centro histórico de Oeiras. A celebração acontece há mais de 200 anos e é composta apenas por homens.
"A procissão faz alusão à prisão de Jesus Cristo pelos soldados romanos, mas, muito mais que isso, nesse momento, os homens caminham para buscar prender Jesus Cristo em seus corações. É uma caminhada muito reflexiva, marcada pela simplicidade e fé do povo sertanejo", explica o historiador Júnior Vianna.
Nas ruas calçadas pelas antigas pedras, o cortejo segue iluminado pelas lamparinas e acompanhado pelos olhos atentos das mulheres que seguem, das calçadas, a procissão, que após percorrer ruas do centro histórico, retorna à Igreja Catedral, onde acontece o Sermão do Fogaréu, que este ano foi proferido pelo padre Carlos Danilo de Araújo Santos, da Diocese de Picos.
CONFIRA MAIS FOTOS NA GALERIA ABAIXO