
Servidor é afastado por conduta inadequada dentro do transporte escolar em Oeiras
17/07/2025 - 10:47Prefeitura apura conduta registrada em vídeo e garante suporte às famílias e reforço das ações de capacitação na rede municipal de ensino
Em 2024, mais de 55% dos ingressantes na Universidade de São Paulo (USP) foram provenientes de escolas públicas, pretos, pardos e indígenas (PPI). Dentre as 10.753 vagas preenchidas, 5.954 estudantes cursaram o ensino médio exclusivamente em escolas públicas, incluindo 2.965 autodeclarados PPI, representando 55,4% e 27,6%, respectivamente, em comparação com o ano anterior.
Na primeira edição do Provão Paulista, 1.5 mil vagas foram ofertadas para a USP, atraindo quase 400 mil inscritos e resultando no preenchimento de 1.365 vagas. A iniciativa permitiu que a USP se tornasse mais acessível aos alunos do ensino público, abrindo novas oportunidades de estudo para esses estudantes.
O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, enfatizou a importância desse movimento, enquanto o pró-reitor de Graduação, Aluísio Augusto Cotrim Segurado, destacou as mudanças na forma de convocação dos candidatos para as políticas afirmativas, que resultaram em um aumento significativo de ingressantes de escolas públicas e PPI em 2023.
No processo seletivo, foi observado que muitos candidatos egressos de escolas públicas e PPI optaram por concorrer apenas às vagas de ampla concorrência, em vez de disputar as reservadas para as políticas afirmativas. Essa nova abordagem resultou em 118 candidatos PPI aprovados pela ampla concorrência e 726 em vagas reservadas para escolas públicas.