
Mudança no nome da sede do MP em Oeiras provoca reação de autoridades e juristas
03/07/2025 - 18:25Decisão que retirou o nome do procurador João Nunes da unidade local para homenagear o promotor José Sérvio de Deus é contestada
 Mais seis toneladas de lixo reciclável foram recolhidas em Oeiras. Esse número é resultado das ações da Prefeitura, através da Gerencia Municipal de Meio Ambiente (GEMA), durante o mês de maio. Na última sexta-feira, 07, um novo lote de material foi encaminhado para reciclagem - 05 toneladas de papelão, 476 kg de sacolas plásticas, 277 kg de garrafas pet e 11 kg de alumÃnio. Em abril, o municÃpio recolheu 10 toneladas de resÃduos recicláveis na zona urbana da cidade.
O trabalho de coleta seletiva começou no final de março, com o recolhimento de resÃduos em lojas, supermercados e outros estabelecimentos do centro comercial de Oeiras. Os materiais coletados são levados para a Central de Reciclagem, onde são prensados, pesados e, em seguida, encaminhados para uma associação de catadores de lixo, que garantem renda através da comercialização do material. Após isso, o material é recolhido por uma empresa de reciclagem conveniada com o municÃpio.
Agora, a Prefeitura está ampliando a coleta de materiais reaproveitáveis para outras áreas da cidade e engajando diversos setores da sociedade neste processo. Após articulação com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), as escolas municipais foram incluÃdas no processo de coleta seletiva.
Segundo a Prefeitura de Oeiras, o projeto de coleta seletiva promove a geração de renda e a inclusão social dos agentes que atuam no mercado de reciclagem em Oeiras. Além disso, o resultado da iniciativa produz melhorias urbanas e impulsiona a sustentabilidade social, econômica e ambiental do municÃpio.
ASCOM/PMO