Canoísta piauiense conquista a prata nos Jogos Pan-Americanos Júnior
25/08/2025 - 09:51Maria Cunha iniciou sua trajetória na escola de canoagem Iporanga, em José de Freitas (PI), onde treina no Açude do Bezerro.
Em sua primeira convocação, Mano Menezes chamou em sua maioria atletas que atuam no país e se rendeu ao apelo nacional ao convocar os santistas Paulo Henrique Ganso e Neymar. Nesta segunda-feira, o treinador não poupou elogios aos jovens, mas disse que é preciso haver um esforço dos clubes para manterem os jogadores por mais tempo no país.
Na lista de 24 atletas chamados para o amistoso contra os Estados Unidos, no próximo dia 10, em Nova Jersey, quatro jogam no Santos: o meia Ganso e os atacantes André, Robinho e Neymar.
"Recebi muitos elogios por ter convocado a 'Selesantos'. Hoje é muito difícil manter os jogadores por muito tempo no país, o Santos é a exceção. Mas há dificuldade para conseguir fazer isso. O André está indo, o Robinho parece que volta para a Europa, existem várias propostas pelo Neymar. O caminho é esse mesmo, mas eles já criaram uma identidade, o torcedor viu alegria no campo que todos gostam de ver e nós vamos aproveitar isso."
Nesta segunda-feira, o técnico deu provas de que a tendência é resgatar a forte presença dos jogadores locais na seleção brasileira. Dentre os 24 , 12 disputam o Campeonato Brasileiro atualmente. A situação é bem diferente do ocorrido na última Copa do Mundo quando apenas três atuavam em terras tupiniquins (Kleberson, Gilberto e Robinho) .
Para Mano, é preciso tentar manter os jogadores no país por mais tempo. “A ideia inicial é resgatar um pouco da credibilidade que o jogador que atua no Brasil precisa ter. Ele não pode achar que se for para o exterior vai melhorar sua condição de ir para a seleção.”
"Fica uma matriz de identidade que não se destrói. Esses primeiros passos são importantes, e a gente leva vantagem por levar um 'pedaço' de uma equipe", concluiu o treinador.