
Oeiras sedia I Encontro dos Núcleos de Capoeira Raízes do Brasil
02/05/2025 - 10:10Evento reuniu grupos locais e convidados, com apoio da Prefeitura de Oeiras e instituições parceiras
Em sua primeira convocação, Mano Menezes chamou em sua maioria atletas que atuam no país e se rendeu ao apelo nacional ao convocar os santistas Paulo Henrique Ganso e Neymar. Nesta segunda-feira, o treinador não poupou elogios aos jovens, mas disse que é preciso haver um esforço dos clubes para manterem os jogadores por mais tempo no país.
Na lista de 24 atletas chamados para o amistoso contra os Estados Unidos, no próximo dia 10, em Nova Jersey, quatro jogam no Santos: o meia Ganso e os atacantes André, Robinho e Neymar.
"Recebi muitos elogios por ter convocado a 'Selesantos'. Hoje é muito difícil manter os jogadores por muito tempo no país, o Santos é a exceção. Mas há dificuldade para conseguir fazer isso. O André está indo, o Robinho parece que volta para a Europa, existem várias propostas pelo Neymar. O caminho é esse mesmo, mas eles já criaram uma identidade, o torcedor viu alegria no campo que todos gostam de ver e nós vamos aproveitar isso."
Nesta segunda-feira, o técnico deu provas de que a tendência é resgatar a forte presença dos jogadores locais na seleção brasileira. Dentre os 24 , 12 disputam o Campeonato Brasileiro atualmente. A situação é bem diferente do ocorrido na última Copa do Mundo quando apenas três atuavam em terras tupiniquins (Kleberson, Gilberto e Robinho) .
Para Mano, é preciso tentar manter os jogadores no país por mais tempo. “A ideia inicial é resgatar um pouco da credibilidade que o jogador que atua no Brasil precisa ter. Ele não pode achar que se for para o exterior vai melhorar sua condição de ir para a seleção.”
"Fica uma matriz de identidade que não se destrói. Esses primeiros passos são importantes, e a gente leva vantagem por levar um 'pedaço' de uma equipe", concluiu o treinador.