
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O deputado estadual Mauro Tapety (PMDB) pediu uma inspeção extraordinária em obras da Emgerpi (Empresa de Gestão de Recursos Humanos do Piauí) , feitas através do Idepi (Instituto de Desenvolvimento do Piauí), no município de Oeiras. Segundo o parlamentar, foram mais de R$ 2,4 milhões em obras irregulares na região.
Mauro Tapety lamentou que a maioria do Governo tenho derrubado o seu requerimento em plenário, mas vai fazer o pedido pessoalmente ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ele afirma que há uma relação de obras não realizadas ou abandonadas.
Segundo Mauro, existem várias irregularidades nas obras realizadas na região de Oeiras, comprovadas por documentos e com confirmação do próprio diretor do Idepi, Norbelino Lira, diz o deputado.
Ele falou, por exemplo, que tem contratos que foram assinados no dia 2 de outubro, mas as obras foram iniciadas em agosto. Ou seja, as obras foram feitas antes da ordem de serviço ou mesmo de um contrato assinado. “Nós queremos ainda a relação de obras não concluídas. Existem obras de energia que não foram concluídas. Existem passagens molhadas de péssima qualidade e outras que nem foram feitas”, adiantou Mauro Tapety.
O deputado afirmou que são dez contratos que precisam de inspeção especial do Tribunal de Contas, porque foram utilizados recursos públicos do Estado para obras que não foram realizadas ou estão abandonadas.
Mauro assegurou que tem todos os documentos necessários para municiar o Tribunal e os auditores a verificar as irregularidades nas obras realizadas em Oeiras, nas comunidades Boa Nova e Malhadinha do Meio. “Houve uso da máquina pública. Houve o uso do dinheiro público e foram feitos vários contratos irregulares”, adiantou o peemedebista.
O requerimento dele provocou polêmica e os líderes do PT e do Governo, deputados petistas João de Deus Sousa e Cícero Magalhães, respectivamente, coordenaram a ação para derrubar o requerimento em plenário. O requerimento foi reprovado por nove votos contrários e oito favoráveis. Mas Mauro Tapety não desistiu de pedir uma auditoria nos convênios feitos pela Emgerpi, através do Idepi, para a construção de obras no município de Oeiras no ano passado.
O deputado João de Deus chegou a dizer que a bancada do Governo não teme investigação de suas realizações. Mas que o deputado Mauro está querendo é trazer um conflito político pessoal de sua cidade. O deputado Marden Menezes (PSDB) alegou que quem não deve, não teme. (LC)
Diário do Povo