"Provavelmente STF vai me impedir de concorrer em 2026", diz Eduardo Bolsonaro
21/12/2025 - 10:15Ele perdeu o mandato na Câmara por decisão da Mesa Diretora nesta semana, por estar nos Estados Unidos desde fevereiro
O ministro Edson Fachin, do STF negou o recurso protocolado pelos advogados do Ex-presidente Lula e complica de vez a situação do Petista.
Fachin não só negou o recurso como também não aceitou o pedido para que o recurso fosse pautado pelo plenário da Suprema Corte. Fachin explicou em sua decisão que não cabe a apresentação do habeas corpus para julgamento em mesa, sem necessidade de pauta prévia, porque as ações constitucionais que questionam autorização da Corte para prisão após segunda instância, relatadas pelo ministro Marco Aurélio, estão prontas para julgamento no plenário e devem ser pautadas pela presidente, ministra Cármen Lúcia no momento oportuno, que será decidido por ela.
Com a negativa fica cada vez mais perto a possível prisão do Ex-presidente lula, já que o TRF4 deverá julgar os embargos protocolados pelos advogados de lula até o próximo dia 26. Feito isso, Lula deverá ser preso e começar a cumprir a pena de 12 anos na cadeia.