
Oeiras: Grupo Sama, exportador de mel orgânico perde venda de 585 toneladas após tarifaço de Trump contra o Brasil
13/07/2025 - 13:24Empresa de Oeiras teve 585 toneladas canceladas após anúncio de taxação
Morreu na madrugada desta quinta-feira, 01, o senhor Francisco Sena, o Chico Sena, conhecido Pai de Santo, que tinha destacada atuação no bairro Várzea em Oeiras.
Chico Sena que já sofria de problemas cardíacos há alguns anos, sofreu um infarto durante uma cerimônia religiosa em sua casa, onde também funcionava a sua tenda espírita. Ele ainda chegou a ser socorrido, mas chegou a UPA já sem vida.
Chico Sena, era o maior nome da Umbanda oeirense, tendo o título de Mestre e tinha 50 anos de atividade mediúnica. Formado, foi aprovado em um concurso público para Oficial de Justiça, função que exerceu durante seis anos consecutivos (1976-1982). maranhense da cidade de Bom Jardim, chegou a Teresina nos idos de 1967, já iniciado nas práticas mediúnicas. Seu primeiro terreiro foi fechado pela policia da capital piauiense. Conheceu Oeiras em 1968, quando veio à Primeira Capital do Piauí para realizar um trabalho de descarrego em uma casa comercial de propriedade do Senhor José Benedito Leite, conhecido por Zé Bené, que ficava próxima ao famoso Cabaré do "Ciço Cego". Em 1969, por sugestão do próprio Zé Bené, muda-se para Oeiras, onde também teve problemas com o então prefeito, Dr. João Nunes, que negou um alvará de funcionamento para o seu centro espiritual.
Durante esse tempo de atuação, o seu centro espiritual era frequentado por pessoas advindas não apenas de Oeiras, mas de todo o Piauí, Maranhão e Ceará.
Seu corpo está sendo velado em seu Centro espírita, localizado no bairro Várzea e será sepultado às 17h, no cemitério Campo da Esperança, no bairro Jureminha.