Moradores do Bairro Canela são contemplados com melhorias habitacionais e regularização fundiária em Oeiras
09/09/2024 - 16:07A ação, que garante a segurança jurÃdica dos imóveis, foi possibilitada através do Programa Reurb para Todos.
Morreu na tarde deste domingo, 05, o deputado federal Assis Carvalho (PT) após sofrer cinco paradas cardíacas, em Oeiras.
Assis Carvalho sofreu infarto em sua residência no sítio Beira do Rio, no povoado Correntinho, na zona rural de Oeiras, onde está com sua família, desde o isolamento social decretado devido a pandemia da Covid-19.
O deputado recebeu os primeiros atendimentos na UPA, mas sofreu cinco paradas cardíacas e não resistiu.
Essa não é primeira vez que o deputado oeirense passou por problemas cardíacos. Em maio de 2012, ele passou mal em Oeiras e foi atendido pela cardiologista Drª Alice Coelho, na Clínica Nossa Senhora das Mercês, que diagnosticou o princípio de infarto. Medicado ainda em Oeiras o deputado foi transferido numa UTI aérea para um hospital particular em Teresina e em seguida passou por uma cirurgia para implantação de um stent, um tubo minúsculo, expansível, usado para devolver o ritmo de fluxo sanguíneo da artéria coronariana.
HISTÓRICO
Francisco de Assis Carvalho Gonçalves nasceu no interior de Oeiras, em 9 de setembro de 1961. Começou a estudar aos 10 anos de idade. Mudou-se para Teresina e morou na Casa do Estudante para poder concluir os estudos. Trabalhou como vendedor, auxiliar, gerente de lojas volantes, até entrar como bancário concursado na Caixa Econômica Federal, em 1980. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Piauí. Era casado, tinha três filhos e um neto.
Deputado federal de terceiro mandato, tinha atuação parlamentar focada na redução das desigualdades sociais por meio da Agricultura Familiar, Saúde e Justiça Fiscal. E coordenou a bancada federal do Piauí em 2016.
Filiado desde a fundação do PT em Oeiras, exercia o segundo mandato de presidente estadual do PT Piauí. Iniciou a militância como sindicalista. Foi dirigente da Confederação e do Sindicato dos Bancários e presidente da Associação do Pessoal da Caixa, protagonizando a luta contra privatizações de bancos públicos nos governos FHC. Nos anos 90, liderou o movimento pela democratização da comunicação, contribuindo na instalação de rádios comunitárias e presidindo a Associação no Piauí.
Parlamentar influente e articulado. Foi eleito deputado estadual em 2006 e aprovou projetos como o Código de Saúde do Piauí. Gestor eficiente e premiado da Secretaria da Saúde (modernizou hospitais e descentralizou a saúde, reduziu a dengue em mais de 60%, conquistou prêmios nacionais e internacionais como o da produção de plasma); Detran (informatizou e ampliou o atendimento, realizou campanhas educativas e promoveu a moralização do órgão, colocando o Detran como segundo no ranking brasileiro) e Agespisa (com modernização do tratamento e distribuição de água).
Deputado Federal
Militante da democracia, justiça e direitos dos trabalhadores, destacou-se nas lutas contra o Golpe de 2016 que tirou Dilma da presidência e contra todos os retrocessos como a privatização de empresas públicas, a venda do pré-sal, o congelamento dos investimentos sociais por 20 anos, a reforma da previdência e a reforma trabalhista. Lutou contra a prisão política de Lula com o movimento Lula Livre.
Autor de proposições na Câmara, contribuiu decisivamente para aprovação das Emendas Constitucionais 89 (recursos para irrigação) e 87 (partilha de ICMS do comércio eletrônico entre os estados). Ele tem numerosos projetos com destaque para reduzir o tempo para saque de FGTS por trabalhadores, tributar grandes fortunas e veículos de luxo para gerar recursos para a previdência, descriminalização de comunicadores e rádios comunitárias.
Mais recentemente, apresentou projetos, emendas e requerimentos e lutou por proposições que garantissem proteção social e direitos aos brasileiros, especialmente às famílias mais vulneráveis afetadas pela pandemia.
Parlamentar parceiro dos municípios, destinou emendas e articulou recursos para obras e ações como academias da saúde, ambulâncias, custeio, construção de unidades básicas de saúde, implantação de UTIs, construção de hospitais como a nova maternidade de Teresina e o Centro de Referência Médica de Picos, equipamentos para hospitais, centro de parto normal; articulação de programas itinerantes de prevenção ao câncer de mama, mutirões de cirurgias, para atendimento a pessoas com deficiência; construção e equipamento de Unidade de Pronto Atendimento (UPA); articulação para descentralização do tratamento de câncer; abastecimento dágua; asfalto e calçamento de ruas, estradas, construção de sede da UESPI, ônibus e laboratórios para UESPI, articulação para implantação de cursos de medicina em municípios, recursos para fomento de assentamentos, Kit de máquinas para agricultura familiar, kits de Irrigação, apoio a acesso a projetos de moradia na zona rural, apoio a festivais de cultura, restauração de prédios históricos, apoio a processos para homologação de rádios comunitárias, construção de áreas turísticas, praças, dentre outros.