ENTREVISTA: Preta Lessa: uma lição de vida e resiliência na luta contra o câncer
03/12/2023 - 17:26Com uma visão única sobre a vida, Preta nos ensina sobre coragem, gratidão e a importância de sermos solidários uns com os outros.
 Visando proporcionar aos oeirenses um maior conhecimento daqueles que concorrem ao cargo de Conselheiro Tutelar, o Mural da Vila fará uma série de entrevistas com todos os candidatos.
As eleições para a composição do Conselho Tutelar de Oeiras acontece no dia 06 de outubro. O processo de escolha ocorrerá mediante voto direto, de forma facultativa e secreto dos eleitores do municÃpio. Poderão participar da escolha as pessoas maiores de 16 (dezesseis) anos que possuam tÃtulo de eleitor inscrito em sua respectiva região administrativa.
Na série de entrevistas, as perguntas serão exatamente as mesmas para todos os candidatos, primando pelo princÃpio da isonomia.
Conheça o candidato Josivan Vieira. Confira!
1-GostarÃamos que você fizesse a sua apresentação, contando um pouco da sua história e formação.
Meu nome é Josivan Vieira da Silva mais conhecido como Vanzin. Moro no Bairro Rodagem de Floriano. Sou formado em Licenciatura plena em Matemática pela UESPI. Iniciei minha luta em proteção dos direitos da criança e adolescente na Paróquia Nossa Senhora da Vitória - Comunidade São Benedito sendo catequista. logo após no ano de 2008 me inscrevi ao cargo do Conselho Tutelar conquistando a função e exerci por 08 anos de 2008 à 2016, nesse intervalo de tempo fui professor seletista por cinco anos na rede estadual de ensino e atualmente exerço a função de coordenador de fiscalização e educação ambiental da Gerência Municipal de Meio Ambiente de Oeiras.
2-Porque decidiu disputar uma vaga no Conselho Tutelar de Oeiras?
Decidi voltar a me candidatar a vaga do Conselho Tutelar por ter afinidade na proteção dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes. Quando fui Conselheiro Tutelar exerci essa função com transparência e responsabilidade.
3-Qual é a sua proposta central para caso seja eleito (a)?
Os Conselheiros tutelares tem o propósito estabelecido por lei, no ECA - ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE no Art. 136, deixa bem claro as atribuições dos conselheiros q é atender, proteger de toda forma de crueldade e opressão crianças e adolescentes em qualquer instância. Esse é o meu propósito.
4-Como tem sido a divulgação e campanha para conseguir votos na comunidade oeirense?
A minha Campanha em primeiro momento está sendo pelas redes sociais e pontualmente presencial, mas querendo expandir para toda sociedade oeirense, afinal, nem todos da cidade conhece o meu trabalho quando fui conselheiro e para isso preciso divulgar mais para que todos tem conhecimento da forma de trabalho.
5-Já fez parte de algum projeto voltado aos direitos da Criança e do Adolescente antes de concorrer ao pleito?
Alguns projetos realizei antes de exercer o cargo de CT, mas o que me marcou foi na função de Conselheiro Tutelar de Oeiras por 08 anos, esse sem dúvida nenhuma foi o maior e mais satisfatório projeto que já realizei em toda minha vida. Afinal, não é fácil você resolver problemas de terceiros e isso a gente fez e creio eu que foi bem feito. Um trabalho árduo, mas compensatório por que você consegue transformar vidas com seu trabalho.
6-Em sua opinião, quais os maiores agravantes para o não cumprimento das leis do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, quais medidas devem ser tomadas diante dos agravantes?
Infelizmente as DROGAS são os mais agravantes problemas.
7-Quais os mais graves problemas das crianças e adolescentes de Oeiras?
Sabemos que em toda cidade do paÃs existem problemas relacionados a crianças e adolescentes, e em Oeiras não é diferente. Estamos vivendo um tempo de bastante turbulência social, onde as drogas e o alcoolismo vem crescendo de uma forma avassaladora, comprometendo as famÃlias brasileiras e consequentemente essas mazelas sociais refletem de forma direta nas crianças e adolescentes do nosso municipio.
8-Porque você é um (a) bom (boa) candidato(a) ao cargo de conselheiro (a) tutelar?
Sou um bom candidato por que já mostrei que tenho trabalho prestado nesta instituição por dois mandatos e também por ter afinidade em exercer essa atividade que é defender os direitos da criança e do adolescente do nosso municÃpio. Por essa razão quero aqui pedir o apoio a toda população oeirense para poder dar continuidade ao trabalho iniciado lá no ano de 2008. Dia 06 de outubro vote Vanzin com o n° 34.