
Em entrevista, Emanuel Vital fala sobre o Dia da Consciência Negra e o legado de ‘’Negras e Negros do Rosário’’
19/11/2024 - 19:48Emanuel Vital é professor, jornalista, ambientalista e negro do Rosário.
Visando proporcionar aos oeirenses um maior conhecimento daqueles que concorrem ao cargo de Conselheiro Tutelar, o Mural da Vila fará uma série de entrevistas com todos os candidatos.
As eleições para a composição do Conselho Tutelar de Oeiras acontece no dia 06 de outubro. O processo de escolha ocorrerá mediante voto direto, de forma facultativa e secreto dos eleitores do município. Poderão participar da escolha as pessoas maiores de 16 (dezesseis) anos que possuam título de eleitor inscrito em sua respectiva região administrativa.
Na série de entrevistas, as perguntas serão exatamente as mesmas para todos os candidatos, primando pelo princípio da isonomia.
Conheça a candidata Medy. Confira!
1- Gostaríamos que você fizesse a sua apresentação, contando um pouco da sua história e formação.
Sou Maria Medianeira Alves de Sousa Silva, resido no assentamento Marambaia na BR 230 KM 09 próximo a cidade de Oeiras, casada, mãe de dois filhos, já sou militante dos movimentos sociais em vários segmentos; uma dessas causas e zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes . No ano de 2012 fui escolhida pelas entidades em uma eleição popular na qual fui eleita a conselheira tutelar, em 2015 novamente coloquei meu nome a disposição da sociedade, fui eleita pelo povo no qual agradeço muito, sou Conselheira Tutelar na cidade de Oeiras há dois mandatos, sou coordenadora regional, e faço parte da associação de CONSELHEIROS TUTELARES do Estado do Piauí (ACONTEPI).
2-Porque decidiu disputar uma vaga no Conselho Tutelar de Oeiras?
Decidi me candidatar por ter afinidade com o cargo, pois tenho dedicação exclusiva, amo o que faço, sempre trabalhei com responsabilidade e transparência, cumprindo com o papel de conselheira tutelar, no qual atuo com muito orgulho e dedicação.
3-Qual é a sua proposta central para caso seja eleito (a)?
Nós Conselheiros Tutelares temos uma só proposta que é estabelecido por lei (ECA) Estatuto da Criança e do Adolescente, que é de averiguar as situações de violações, ou possíveis violações de direitos relacionados a crianças e adolescentes e ajudá-los.
4-Como tem sido a divulgação e campanha para conseguir votos na comunidade oeirense?
A campanha vem sido feita via meios comunicativos,whatsapp,facebook,instagram,pessoalmente (boca a boca) e principal, pelo reconhecimento de 8 anos atuando neste cargo. Mas acredito que a CONANDA deveria fazer propaganda, para que a população compreenda a importância da votação.
5-Já fez parte de algum projeto voltado aos direitos da Criança e do Adolescente antes de concorrer ao pleito?
Já fiz parte de vários projetos que beneficia a criança e o adolescente, movimentos sociais que visam a política pública, sempre levantei a bandeira da igualdade, já que meu trabalho sempre foi voltado pra garantia de direitos de crianças e adolescentes.
6-Em sua opinião, quais os maiores agravantes para o não cumprimento das leis do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, quais medidas devem ser tomadas diante dos agravantes?
Os mais agravantes são a prostituição infanto juvenil e uso de drogas lícitas e ilícitas praticado pelos próprios adolescentes, onde muitos chegam a praticar atos infracionais por não estarem em sua sã consciência quando chega ao Conselho Tutelar, são encaminhados para atendimentos diversos.
7- Quais os mais graves problemas das crianças e adolescentes de Oeiras?
Os mais diversificados problemas são o uso exorbitante de drogas lícitas e ilícitas, a prostituição infanto juvenil.
8-Porque você é um (a) bom (boa) candidato(a) ao cargo de conselheiro (a) tutelar?
Estou sempre à disposição do exercício do cargo e procuro sempre me capacitar nas esferas municipais, estaduais e federais para poder desempenhar minha função da melhor maneira possível, acredito também que por estar concorrendo o terceiro mandado me qualifica há uma boa candidata.