
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O deputado federal petista Nazareno Fonteles declarou nesta quinta-feira(21) que é contra a divisão do Estado para a instalação do Gurgueia. Para ele, a proposta não traz benefícios à população pobre e há outras alternativas disponíveis. O parlamentar declarou ainda que é a favor da candidatura própria do PT nas eleições municipais do próximo ano.
“Desde a década de 1990 tenho a posição contrária (à divisão), não só pela questão econômica que não tem sentido, mas pela situação histórica. Isso é criado artificialmente por heranças e elites que querem ter espaço para acumular riqueza”, analisa.
Para o deputado, a justificativa de a separação promoveria uma melhor distribuição de serviços é falha. “Para aproximar os serviços do povo não é preciso dividir o Estado. O bolsa-família, o Pronaf chegou a todos os municípios. Criar um novo Estado é criar burocracias caríssimas e concentrar renda”, analisa.
Fonteles acrescenta que o dinheiro gasto na criação de uma nova Unidade da Federação, que é rateado entre todos os Estados, poderia ser investido em outras obras como escola, hospitais, estradas. “Esse é o benefício público e não aquele dinheiro ser subtraído para poucos que vão acumular cada vez mais sem necessidade. Não tem cabimento criar estruturas hierárquicas intermediárias que vão sugar cada vez mais o dinheiro do povo. Há juristas que defendem que para que haja a divisão de um Estado, o país inteiro seja ouvido, porque mexe no recurso das capitais e estados”, cita.
Eleições
Nazareno Fonteles diz ainda que defende a candidatura própria do PT nas eleições de 2012. “Defendo a candidatura própria porque esta é uma aspiração histórica do PT do Piauí e de um partido que tem a presidência da república”, pontua.