Geral
Novas regras para tirar cnh começa nessa semana
Por: Giselle Silva em 29/12/2008 - 00:00
As novas regras para tirar a primeira carteira de habilitação entram em vigor nesta quinta-feira, dia 1° de janeiro de 2009. A Resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prevê uma maior carga horária para os cursos de formação de condutores.
O curso teórico, atualmente com 30 horas aula passará a ter 45 horas aula. Já o curso de direção veicular, hoje com carga horária de 15 horas aula, será composto de 20 horas aula.
O curso teórico abordará, entre outras, questões relativas à direção de veÃculos em situação de risco, equipamentos de segurança do condutor motociclista, condução de motocicletas com passageiro e ou cargas, cuidados com a vÃtima de acidentes com motos e as conseqüências do consumo de bebida alcoólicas.
De acordo a Resolução, passa a ser permitido que o curso de prática de direção para motocicleta seja realizado em via pública. Nesse caso é necessário que a instrução seja feita preliminarmente em circuito fechado até o pleno domÃnio do veÃculo. No caso da prática de pilotagem de motocicleta em via pública, o monitoramento poderá ser realizado pelo instrutor em outro veÃculo.
A lei ressalta que todos os candidatos deverão realizar a prática de direção mesmo que em condições climáticas adversas, como por exemplo, na chuva, nevoeiro ou noite.
VAI SER MAIS CARO E MAIS DEMORADO
Tirar a carteira de motorista vai ficar mais caro e mais demorado. O candidato vai ter mais aulas teóricas e práticas. O Governo Federal determinou as mudanças para aumentar a segurança, reduzir acidentes e melhorar a educação no trânsito.
Apesar da iniciativa do governo, especialistas dizem que nada vai mudar, se a fiscalização não for reforçada.
A cidade de São Paulo, pçor exemplo, tem 750 centros de formação de condutores. Todos os dias mil novos candidatos se inscrevem para tirar a carteira de motorista. Eles passam por 45 horas de aulas práticas e teóricas. Com a nova resolução do Detran, vai ser preciso ainda mais estudo e mais treino para sair dirigindo.
A resolução entra em vigor em janeiro do ano que vem. A carga horária das aulas teóricas passa de trinta para quarenta e cinco horas. Já as aulas práticas passam de quinze para vinte. Quem for tirar a carteira de habilitação para moto, poderá fazer o treinamento, antes restrito a áreas fechadas, em vias públicas.
Outra novidade é que o aluno que for tirar a habilitação para dirigir carro terá aulas teóricas sobre motos e vice-versa.
Aumento dos preços
O Sindicato das Auto-escolas não concorda totalmente com o decreto e diz que as mudanças vão provocar aumento de preços. "Os custos operacionais dos CFCs vão aumentar e isso vai ser repassado pro candidato à habilitação sem dúvida", afirma o presidente da entidade, José Guedes Pereira.
Entre agosto e setembro, os instrutores de trânsito serão treinados pelo Governo Federal, em todas as capitais brasileiras.
Fonte: G1