
Acusados de roubos e tráfico de drogas em Oeiras, presos na operação de 7 de janeiro, serão julgados no dia 4 de abril
25/03/2025 - 17:14Desde a operação não houve novos registros de assaltos à mão armada na cidade.
A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, esteve nesta quarta-feira (19) na cidade de Oeiras para a solenidade de instalação da 2ª Vara da Comarca. Estiveram presentes o secretário geral da OAB-PI, Sebastião Rodrigues, o conselheiro federal da OAB Sigifroi Moreno, e o conselheiro seccional da OAB-PI, Luiz Evangelista.
Segundo a presidente da Subseção da OAB-PI em Oeiras, Leidiane Ferraz, há muito tempo a Ordem luta com toda comunidade jurídica pela instalação dessa Vara, que foi criada ainda em 2009. “É com muita satisfação e muito alívio que nós conseguimos hoje esta conquista, porque Oeiras hoje abrange cerca de 6 termos judiciários. É um contingente muito grande para não ter a justiça funcionando efetivamente”, afirmou Leidiane, informando ainda que a Comarca de Oeiras contava apenas com um juiz para um contingente de cerca de 70 mil pessoas antes da instalação da 2ª Vara.
O conselheiro federal da OAB, Sigifroi Moreno, afirmou que Oeiras é uma Comarca de entrância final, com uma demanda processual intensa. E por isso, a OAB-PI encampou uma luta em prol da instalação de uma 2ª Vara. “Estamos hoje comemorando e agradecendo ao Tribunal de Justiça pelo empenho e concretização desse sonho que existia em Oeiras. Esperamos que dentro de bem pouco tempo nós já estejamos colhendo os bons frutos, que é a prestação jurisdicional mais rápida e mais eficiente para o jurisdicionado e para a advocacia da região”, disse Sigifroi Moreno.
Para o secretário geral da OAB-PI, o trabalho da Subseção de Oeiras foi fundamental para a conquista da instalação da 2ª Vara na cidade. “Temos que comemorar e enaltecer o trabalho dos colegas da Subseção de Oeiras, e também agradecer o empenho da presidente do TJ-PI, desembargadora Eulália Pinheiro, no sentido de compreender esse clamor da advocacia e de buscar a solução que ora comemoramos”, agradeceu o secretário.
Durante a solenidade, a desembargadora Eulália Pinheiro agradeceu a presença dos advogados e ressaltou a luta que todos empenharam para a instalação da nova Vara. A presidente do TJ-PI informou ainda que antes do término de sua gestão, vai inaugurar mais 4 Varas, concretizando a primeira grande reforma do judiciário piauiense.
“Temos consciência que as necessidades são muitas, e a nossa gestão tem visado à melhoria e aperfeiçoamento jurisdicional mesmo com todas as dificuldades orçamentárias. E a instalação desta Vara em Oeiras vem atender as necessidades da região dentro da nossa realidade”, concluiu Eulália Pinheiro.