
Últimos dias de Abril deverão ser chuvosos no Piauí, alerta Defesa Civil
23/04/2025 - 11:07Neste ano, o inverno piauiense foi marcado por chuvas irregulares e abaixo da média histórica
Técnicos da perícia vão realizar um novo levantamento para apurar mais detalhes do acidente que ocorreu ontem (18), nas obras da Ferrovia Transnordestina, onde dois operários morreram. O trecho do incidente fica no município de Paulistana, sul do Piauí.Depois da perícia neste domingo (19), a secretaria vai encaminhar um novo parecer que vai determinar a continuidade ou não das obras. A informação é de que os trabalhos fiquem parados até o mês de janeiro.
Os primeiros detalhes foram colhidos no sábado(18) pela Polícia Civil. A equipe trabalhou tirando fotos do local e já encaminhou mais de 50 imagens para a Secretaria Estadual de Transportes (Setrans). Os técnicos já isolaram todo o local e interditaram as obras.
Secretaria de Transportes está acompanhando apoio às vítimas
Governador Wilson Martins foi informado e determinou apoio integral as vítimas. A Secretaria de Transportes do Estado e a Secretaria de Governo estão acompanhando de perto os acontecimentos. Ainda no sábado (18), o governador Wilson Martins – que está em São Paulo – foi informado dos detalhes do acidente. Ele determinou à Secretaria de Transporte que acompanhe de perto e dê todo o apoio necessário às vítimas e familiares.
Neste domingo pela manhã, a secretária Norma Sales viajou para o local do acidente. “Embora a execução da obra não seja da responsabilidade direta do Estado, temos o dever de estar juntos”, disse Norma. Ela tem mantido conversações com a direção da Odebrecht. Também tem municiado a Secretaria de Governo e a Coordenadoria de Comunicação sobre a situação na obra.
Norma disse que tinha uma viagem programada para a região desde o início da semana. Mas o acidente precipitou a visita, agora com o foco específico de ver de perto o problema e dar suporte às vítimas.
A secretária explica que a Secretaria Estadual dos Transportes não tem responsabilidade sobre a execução e fiscalização da obra da Ferrovia Transnordestina, tarefa da alçada do Governo Federal. Ao Estado cabe a negociação e desapropriação de terras para a construção da Transnordestina.
A construtora Odebrecht, emitiu uma nota sobre o acidente:
A Odebrecht lamenta informar que um acidente ocorrido na manhã de ontem, 18/12, nas obras da Ferrovia Transnordestina, no trecho localizado na cidade de Paulistana (PI), provocou duas vítimas fatais e feriu um operário que está internado em um hospital de Petrolina, em condições estáveis. Outros 11 trabalhadores ficaram levemente feridos, receberam atendimento médico e já foram liberados. No momento, o esforço está concentrado a todo apoio necessário às vítimas e seus familiares. A Aliança Transnordestina\Odebrecht formará uma comissão para apurar as causas do acidente e vai apoiar o trabalho da polícia técnica.