
Piauí prorroga proibição do uso do fogo em áreas rurais e florestais
15/09/2025 - 16:30Inicialmente publicada em agosto, a validade da portaria foi estendida até o 15 de outubro.
Técnicos da perícia vão realizar um novo levantamento para apurar mais detalhes do acidente que ocorreu ontem (18), nas obras da Ferrovia Transnordestina, onde dois operários morreram. O trecho do incidente fica no município de Paulistana, sul do Piauí.Depois da perícia neste domingo (19), a secretaria vai encaminhar um novo parecer que vai determinar a continuidade ou não das obras. A informação é de que os trabalhos fiquem parados até o mês de janeiro.
Os primeiros detalhes foram colhidos no sábado(18) pela Polícia Civil. A equipe trabalhou tirando fotos do local e já encaminhou mais de 50 imagens para a Secretaria Estadual de Transportes (Setrans). Os técnicos já isolaram todo o local e interditaram as obras.
Secretaria de Transportes está acompanhando apoio às vítimas
Governador Wilson Martins foi informado e determinou apoio integral as vítimas. A Secretaria de Transportes do Estado e a Secretaria de Governo estão acompanhando de perto os acontecimentos. Ainda no sábado (18), o governador Wilson Martins – que está em São Paulo – foi informado dos detalhes do acidente. Ele determinou à Secretaria de Transporte que acompanhe de perto e dê todo o apoio necessário às vítimas e familiares.
Neste domingo pela manhã, a secretária Norma Sales viajou para o local do acidente. “Embora a execução da obra não seja da responsabilidade direta do Estado, temos o dever de estar juntos”, disse Norma. Ela tem mantido conversações com a direção da Odebrecht. Também tem municiado a Secretaria de Governo e a Coordenadoria de Comunicação sobre a situação na obra.
Norma disse que tinha uma viagem programada para a região desde o início da semana. Mas o acidente precipitou a visita, agora com o foco específico de ver de perto o problema e dar suporte às vítimas.
A secretária explica que a Secretaria Estadual dos Transportes não tem responsabilidade sobre a execução e fiscalização da obra da Ferrovia Transnordestina, tarefa da alçada do Governo Federal. Ao Estado cabe a negociação e desapropriação de terras para a construção da Transnordestina.
A construtora Odebrecht, emitiu uma nota sobre o acidente:
A Odebrecht lamenta informar que um acidente ocorrido na manhã de ontem, 18/12, nas obras da Ferrovia Transnordestina, no trecho localizado na cidade de Paulistana (PI), provocou duas vítimas fatais e feriu um operário que está internado em um hospital de Petrolina, em condições estáveis. Outros 11 trabalhadores ficaram levemente feridos, receberam atendimento médico e já foram liberados. No momento, o esforço está concentrado a todo apoio necessário às vítimas e seus familiares. A Aliança Transnordestina\Odebrecht formará uma comissão para apurar as causas do acidente e vai apoiar o trabalho da polícia técnica.