Saúde no Mural
Oeiras deverá receber sete ambulâncias do SAMU
Por: Da Redação em 02/03/2011 - 11:41
Após matéria do Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão, denunciando que 74 ambulâncias do SAMU estão paradas no pátio do Cfap em Teresina, o Ministério da Saúde alertou a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, que os 24 municípios piauienses, incluindo Oeiras, aos quais estão sendo destinadas as ambulâncias poderiam ficar sem os veículos se não montarem a estrutura necessária para implantação ou ampliação do serviço de atendimento de urgência.
Para Oeiras está previsto o envio de 07 ambulâncias, que fazem parte da modalidade SAMU Avençado, que são equipadas com UTI.
O alerta foi dado ontem à Secretaria Estadual de Saúde e aos prefeitos municipais por auditores do Ministério da Saúde, que estão em Teresina verificando as condições de funcionamento do Samu no Estado e nos municípios. As ambulâncias do Samu estão se deteriorando sob sol e chuva desde o ano passado. São 74 ambulâncias, 14 delas equipadas com UTI.
(1).jpg)
Dos 24 municípios piauienses que receberão os veículos, nenhum deles comprovou ainda estar apto a montar e colocar em funcionamento pleno o Samu. A equipe do Ministério da Saúde, que integra a coordenação nacional do Samu, se reuniu nesta terça-feira com a coordenação estadual do serviço, com prefeitos e representantes dos municípios.
Segundo o prefeito Portela, Oeiras não perderá o serviço. Ele diz que será ampliada a sede do SAMU, visto que as ambulâncias que virão para Oeiras fazem parte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Avançado, que necessita uma estrutura maior. Ainda segundo o prefeito, já está agendado o treinamento dos funcionários que trabalharão nessa nova modalidade de atendimento.
“Já está agendado com a Secretaria de Saúde o treinamento do nosso pessoal. O treinamento é feito por equipes das cidades beneficiadas , e já está agendado o treinamento para a equipe de Oeiras. No que depender do nosso trabalho, não perderemos essas ambulâncias”, disse Portela.
Entre os requisitos para entrega das ambulâncias do Samu, está a contratação de pessoal, compra de uniformes, emplacamento da viatura e a aquisição do material que deverá constar dentro da ambulância no ato do atendimento. O Ministério da Saúde determinou que os veículos só devem ser entregues se os municípios comprovarem que podem manter o atendimento funcionando plenamente.
A coordenadora estadual do Samu, Cristiane Leal, disse que técnicos do Ministério da Saúde foram claros com os prefeitos e representantes dos municípios. Segundo Cristiane, além dos veículos, os municípios perdem ainda os recursos para implantação do Samu e para outros programas de saúde.
VEJA OS MUNICÍPIOS QUE DEVEM RECEBER AS AMBULÂNCIAS
Oeiras 07
Anísio de Abreu 01
Bertolínia 02
Bom Jesus 07
Canto do Buriti 02
Caracol 01
Corrente 06
Curimatá 03
Dom Inocêncio 01
Eliseu Martins 01
Floriano 06
Gilbués 03
Guadalupe 01
Itaueira 03
Ribeiro Gonçalves 02
Santa Filomena 01
São Francisco do Piauí 01
São João do Piauí 03
São Raimundo Nonato 04
Simplício 07
Uruçuí 02
Miguel Alves 01
Palmeirais 01
Regeneração 01